140 mil turistas circulam no Ceará no Carnaval; impacto econômico de R$ 300 mi

tur
Para o período, a média da ocupação hoteleira em todo o Estado deve ultrapassar os 80%. No litoral Oeste do Estado, Jericoacoara é um dos destinos que se destaca na preferência dos turistas, seguido por Camocim e Trairi 

De acordo com monitoramento realizado pela Secretaria do Turismo, entre os dias 9 e 13 de fevereiro devem circular pelo Estado cerca de 140 mil turistas, o que representa um crescimento de 12% se comparado com o ano anterior. 

Com relação ao impacto na economia cearense, a projeção é que o Carnaval gere uma receita superior a R$ 300 milhões.  Para o período, a média da ocupação hoteleira em todo o Estado deve ultrapassar os 80%.

Praia e serra

No litoral Oeste do Estado, Jericoacoara é um dos destinos que se destaca na preferência dos turistas, seguido por Camocim e Trairi, onde fica localizada Flecheiras, o destino recém-eleito como o mais acolhedor do Nordeste pela plataforma Booking. Outra praia do ranking é Cumbuco, no município de Caucaia.

Já no litoral Leste, o município de Aracati é outro destino bastante buscado. No município, a festa de Carnaval vai contar com shows de artistas nacionais, sendo a cantora Ivete Sangalo a maior atração. Outro destino que se destaca é Morro Branco, em Beberibe, além de Porto das Dunas, em Aquiraz.

Também foi identificada uma boa ocupação hoteleira na região serrana do Estado. Entre os municípios, o grande destaque é Guaramiranga. A cidade do maciço de Baturité é uma opção para quem procura por um Carnaval mais tranquilo. Entre os atrativos da região no período está o festival Jazz & Blues, que neste ano chega a sua 25ª edição. Ele ocorre entre os dias 10 e 13 de fevereiro, gratuitamente. Bate-papos, oficinas gratuitas e ações ambientais estão previstos na programação.

Mais buscados

Em levantamento realizado por diversos operadores e órgãos de turismo nacionais, o Ceará aparece sempre entre os destinos mais buscados para o período. O levantamento “Tendências de Turismo”, divulgado em janeiro pelo Ministério do Turismo (MTur), aponta o destino como o quinto mais buscado pelos turistas durante o período. Na região Nordeste, o estado ocupa a segunda colocação, ficando atrás apenas da Bahia.

No site Voalá, o Estado ocupa a quarta posição entre os destinos nacionais mais procurados para pacotes de viagem, com aéreo e hospedagem inclusos. A mesma posição o estado ocupa no levantamento realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), ficando atrás apenas do Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco.

Já a Decolar, empresa com atuação em toda América Latina, relevou a preferência dos seus clientes para o Carnaval. Neste ranking, o Ceará ocupa a sexta posição.

Voo Juazeiro/Brasília

Outra novidade do Ceará para o período é o voo direto que ligará Juazeiro do Norte a Brasília. A estreia da conexão será na segunda-feira (12) de Carnaval. A partir dessa data, serão quatro frequências semanais, de segunda a domingo, de ida e volta entre o aeroporto da cidade do Cariri e o aeroporto internacional da capital federal. A aeronave é do modelo Boeing 737, com capacidade para até 186 passageiros.