Brasil abriu mais de 2,1 mil pizzarias no 1º semestre de 2025; alta de 11,25% nas inaugurações

pizza
No Ceará foram abertos 112 novos negócios do tipo. A produção diária no País é estimada em mais de 2,5 milhões de pizzas, segmento continua aquecido e movimenta a economia brasileira Foto: Regina Carvalho

O Brasil registrou a abertura de 2.185 novas pizzarias entre janeiro e junho de 2025. O número representa um aumento de 11,25% em relação ao mesmo período de 2024 e enfatiza o aquecimento do setor.  Os dados são de levantamento sobre o mercado brasileiro de pizzarias da Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), que há 23 anos atua no fomento de informações de qualidade e atualizada sobre este mercado.

Nordeste é 2º

Segundo a pesquisa, a região Sudeste, com 47% das novas aberturas, tem a maior concentração de estabelecimentos inaugurados. Em seguida, encontra-se a região Nordeste (21%), Sul (18%), Centro Oeste (10%) e Norte (5,8%). No que diz respeito aos estados, São Paulo registrou o maior número de novas pizzarias com 583 estabelecimentos inaugurados. Seguido de Minas Gerais com 235 unidades, Paraná com 161 e Rio de Janeiro com 152 inaugurações. O ranking segue ainda com estados como Santa Catarina (133), Bahia (129), Ceará (112), Rio Grande do Sul (108), Goiás (92), Pernambuco (76) e Distrito Federal (58).

Otimismo

Para Leandro Goulart, presidente da Apubra, os dados confirmam um cenário otimista para 2025. “O crescimento no número de novas pizzarias nos primeiros meses do ano é um termômetro importante para a confiança dos empreendedores no setor. Mesmo em um panorama econômico desafiador, a pizza continua sendo um prato de alto consumo. É um momento estratégico para quem deseja investir e se diferenciar pela qualidade, inovação e gestão eficiente”, afirma o executivo.

O otimismo é reforçado pela performance de 2024, quando o mercado de pizzarias registrou crescimento de 7,25% no número de estabelecimentos em operação e o menor índice de fechamentos desde 2017, com 48% menos encerramentos que em 2023. O país concentra mais de 36 mil pizzarias ativas, considerando estabelecimentos dos portes ME, EPP e LTDA.

Profissionalização

Goulart destaca que o desempenho positivo é impulsionado por fatores como a profissionalização da gestão, a interiorização dos negócios e o aumento da demanda em regiões fora do eixo Sul-Sudeste, especialmente no Norte e Nordeste, que vêm registrando crescimento expressivo nos últimos anos. “Em nosso último estudo, estados como Tocantins, Pará, Amapá e Maranhão apresentaram os maiores índices de expansão em 2024, apontando para a interiorização do consumo e para novas oportunidades de negócios”, comenta.

Segundo o executivo, o futuro do mercado de pizzarias é promissor. “Quem investir em qualidade, experiência e diferenciação terá grandes chances de prosperar e a Apubra estará ao lado dos empreendedores, oferecendo dados, suporte e conexão para o setor seguir crescendo e fortalecendo a cultura da pizza no Brasil”, finaliza Leandro.

Quadrimestre

O levantamento do primeiro quadrimestre de 2025 do Mercado de Pizzarias tem como intuito mapear aspectos do segmento como distribuição geográfica, concentração de estabelecimentos ativos, porte das empresas, aberturas e fechamentos, a partir do apoio  de especialistas em dados. 

As informações foram extraídas de fontes oficiais do governo, que compreende empresas cadastradas na Receita Federal, em situação ativa, até junho de 2025. Além disso, o estudo segue os critérios estabelecidos na pesquisa qualitativa, realizada diretamente pela Apubra, que como atingiu um número relevante de resultados adotou como critério de pesquisa analisar dados de mercado apenas das empresas autodenominadas como “pizzaria” na Razão Social/Nome Fantasia, com Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) 56, dos seguintes portes: ME, EPP e LTDA.

A Apubra

Criada há 23 anos, a Apubra - Associação Pizzarias Unidas do Brasil surgiu da necessidade de empresários de trocar informações sobre o setor para conhecer a fundo o ramo em que atuavam e buscar conhecimento, capacidade de articulação, realizar grandes compras, e, principalmente, compartilhar processos e soluções.

A associação atua no fomento de informações de qualidade e atualizadas sobre o mercado gastronômico de pizzas por meio de dados precisos de balanços anuais e levantamentos junto aos associados, que ainda têm acesso a conteúdos para empreendedores da área.