
O Proenergia Summit 2025, que será realizado nos próximos dias 24 e 25 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, reunirá, em Fortaleza, autoridades e grandes nomes ligados ao setor, em um momento de networking qualificado, palestras e debates importantes. Em sua sétima edição, e com expectativa de receber cerca de 4 mil pessoas, o evento, que se consolidou como a principal iniciativa voltada à transição energética do Brasil, continua com inscrições abertas.
Participantes
Entre os palestrantes confirmados, estão: Karina Araújo e Bianca Alencar, diretora do Departamento de Transição Energética e diretora de Programa da Secretaria-Executiva, ambas do Ministério de Minas e Energia (MME); Carlos Mattar, superintendente da ANEEL; Marcello Cabral, diretor de Novos Negócios na ABEEólica; Bárbara Rubim, vice-presidente do Conselho de Administração da Absolar e CEO da Bright Strategies; Daniela Cardeal, presidente do Sindienergia-RS, e Rodrigo Huguenin, diretor do Departamento de Energia da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul e secretário-executivo do Comitê de Planejamento Energético (Copergs).
Também confirmaram: Isa Carla Osterkamp, secretária de Hidrogênio Verde do RS; Karin Luchesi e Francisco Galvão, CEO e o VP de Operações da Elera Renováveis; Marcio Trannin, managing director da Sunco Capital para a América Latina e vice-presidente do Conselho de Administração da Absolar; Ramony Pontes Claus, analista de Compras Corporativas da Neoenergia; Tony Ulysses Rodrigues, diretor de Operação e Manutenção da Eletrobras/Chesf; e David Cottini, diretor-executivo na Reactive Technologies.
Completam a lista: Eduardo Rêgo, diretor de O&M na Voltália; Ivan Franco Carballo, diretor de O&M Wind na Enel Green Power; Artur da Silva, gerente-executivo da ONS; Markus Vlasits, presidente da ABSAE; Itamar Lessa, diretor de Comercialização da Casa dos Ventos; Pedro Vidal, diretor de Comercialização da Light COM; Jurandir Picanço, consultor de Energia da FIEC; Italo Loiola Batista, CEO da Owen Cloud; Danilo Forte, deputado federal; Jean Paul Prates, presidente do Sindienergia-RN, além de secretários de energia de diversos estados, presidentes de sindicatos de energia de todo o País, autoridades nacionais e locais, entre outros.
Sindienergia
Realizado pelo Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia-CE), com o apoio e parceria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e do Sebrae, o Proenergia também deve contar com a participação de grandes patrocinadores.
Empresas do setor
Já confirmaram presença e patrocínio empresas e instituições como: SESI, Casa dos Ventos, Light COM, TBEA, Qair, Eper Group, GoodWe, Nordex, B&Q Energia, Ceneged, Grupo Cosampa, Sirtec, GPM Soluções, J. Macêdo e 3 Corações. O evento conta ainda, por mais um ano consecutivo, com a relevante parceria do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).
Por sua gestão proativa e atenciosa em prol das causas do setor de energia, consolidando o Ceará como um dos principais polos de energias renováveis, em nível nacional e internacional, o governador Elmano de Freitas será o grande homenageado desta edição, e receberá o Troféu Jurandir Picanço.
Hidrogênio verde
Elmano tem liderado a atração de investimentos para o Hub de Hidrogênio Verde (H2V) no Complexo do Pecém, apoiado na expansão de parques de energia solar e eólica, que geram empregos e desenvolvimento econômico; e implementado políticas públicas voltadas à solução de problemas, como o curtailment e a regularização de créditos tributários; além de participar ativamente de discussões para a criação de um marco legal federal que beneficie a transição energética no Nordeste.
O chefe do Executivo confirmou presença e o recebimento da honraria, na solenidade de abertura do evento, que contará com a palestra magna do presidente da FIEC e vice-presidente executivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Cavalcante, que abordará a Transformação Energética Mundial.
Temas
Neste cenário, os maiores players do setor discutirão as oportunidades e desafios contemporâneos para a transição energética, incluindo eixos como: Brasil na rota da Transição Energética; Energia Renovável & Negócios Sustentáveis; Potencial Energético no Nordeste; Armazenamento de Energia; Hidrogênio Verde; HUB do Pecém; Economia do Mar – Eólica Offshore; Reforma do Setor Elétrico e Abertura do Mercado Livre; Geração Distribuída 3.0; Nova Geopolítica Energética; e o Papel Promissor do Brasil, sob o macrotema “Conectando o Brasil com Energia”.
Além das palestras no palco principal, o evento reserva outros espaços. Um deles é o Palco Técnico Deputado Ariosto Holanda, que abrigará temáticas e discussões técnicas específicas, levantadas por empresas do setor, como: Light COM, Goodwe, Nordex, Eper Group, B&Q Energia, Ceneged, Sirtec, Grupo Cosampa, Formma Contábil, entre outros.
Em novo espaço, denominado Manifesto Proenergia 2025 - Transição Energética no Ceará, estarão reunidas as Sessões de Debates – Energias do Ceará. Entre os temas pré-definidos, estão: os desafios da modernização regulatória, infraestruturas digitais e o curtailment como mecanismo de expansão das renováveis. A programação completa pode ser conferida no site do Proenergia.
Palestra com Pondé
Já a palestra de encerramento do evento ficará por conta de Luiz Felipe de Cerqueira e Silva Pondé, popularmente conhecido como Pondé, filósofo, escritor, ensaísta, apresentador, professor universitário e palestrante brasileiro.
Pondé é doutor em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado pela Universidade de Tel Aviv, em Israel, e fechará o evento com chave de ouro, abordando temas como o comportamento humano na sociedade contemporânea e explorando conceitos como felicidade e infelicidade, a busca pelo autoconhecimento, a ética e a moralidade, e os desafios da modernidade.
Debates
A partir das importantes discussões do evento, sobretudo das Sessões de Debates, nas quais personalidades do Ceará irão debater oportunidades e problemáticas, em diversos segmentos da área de energia, um documento será produzido, na forma de manifesto, com encaminhamentos a serem tocados e acompanhados até a próxima edição do Proenergia.
“Vivemos um cenário de protagonismo em energia que impõe desafios a serem debatidos e superados. E o Ceará tem uma grande oportunidade para se sobressair, dada a nossa ambiência perfeita em termos de estrutura, logística, sol, vento e um Poder Público que já abraçou essa importante causa. Precisamos superar gargalos e abraçar projetos que somarão à transformação da realidade do nosso Estado, da região Nordeste e do País”, destaca o presidente do Sindienergia-CE, Luis Carlos Queiroz.
O ambiente inovador, propício a novas ideias e conexões também tem sido uma marca da iniciativa. Assim como nos anos anteriores, o Proenergia Summit 2025 contará com a presença de startups, apresentando soluções ao público presente, voltadas, sobretudo, ao setor de energia. Além disso, haverá um hackathon acontecendo durante os dois dias de evento, com premiações, ao final, para três soluções escolhidas pelos jurados.
Troféu
O público terá à disposição ricas palestras técnicas, painéis e debates, englobando exposições comerciais, espaços para a inovação, podcasts, além da entrega do Troféu Jurandir Picanço, em um ambiente de negócios e networking qualificado. As inscrições devem ser feitas no site www.proenergiasummit.com. Outras informações estão nas redes sociais do sindicato (@sindienergiaceara).
Serviço
Proenergia Summit 2025
Dias: 24 e 25 de setembro
Local: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz – Fortaleza-CE)
Horário: 9h às 19h
Inscrições e mais informações: www.proenergiasummit.com / @sindienergiaceara