Aquavelas transforma orla de Fortaleza em exposição de arte neste domingo (23)

povos
Neste ano, 14 artistas plásticos cearenses foram convidados para a pintura das novas velas da exposição. O evento é promovido pelo Sistema Fecomércio, por meio do Sesc Ceará, e integra a programação do Povos do Mar Foto: Divulgação

Todos os anos é um espetáculo e a orla da Capital cearense se transforma em uma grande exposição de arte.

O maior desfile de jangadas com velas pintadas está prestes a zarpar. Neste ano, 14 artistas plásticos cearenses foram convidados para a pintura das novas velas da exposição.

Povos do Mar

O evento é promovido pelo Sistema Fecomércio, por meio do Sesc Ceará, e integra a programação do Povos do Mar, que acontece de 21 a 25 de junho. A exposição das jangadas acontece no próximo domingo (23), a partir das 8h, com as embarcações saindo da Enseada do Mucuripe, próximo ao Mercado dos Peixes, em direção à Barra do Ceará.

Participantes

Os artistas participantes são Zé Tarcísio, Hélio Rola, Totonho Laprovitera, Mano Alencar, Edmar Gonçalves, Júlio Silveira, Lana Guerra, Andréa Dall’Olio, Vando Farias, Ana Débora Pessoa, Almeida Luz, Gerson Ipirajá, Luiz Freire e Zakira. De acordo com Paulo Leitão, consultor de programação social do Sesc, a vivência do jangadeiro é repleta de cultura e arte. "Além da pesca, o jangadeiro traz uma cultura muito rica e o Aquavelas possibilita traduzir parte dessa cultura em discurso visual. Então o Aquavelas é uma exposição que trabalha identidades visuais e reforça a existência dessas comunidades, que muitas vezes são invisibilizadas", afirma.

Andréa Dall’Olio, artista visual que participou de todas as edições do Aquavelas comenta que a iniciativa de uma exposição itinerante é inesperada e desperta o olhar do público. "É uma arte em movimento, que se desloca, então causa surpresa e desperta o olhar do outro", comenta. Este ano, Andréa decidiu inovar. Em vez de pintar a vela com tinta, ela vai usar tecido e uma rede de pescar, fazendo referência à pesca e às algas do mar. A convite do Sesc Ceará, Andréa está escrevendo um livro sobre o Aquavelas, catalogando e traduzindo as produções criativas de todos os artistas que participaram das cinco edições e seus processos criativos.

Galeria flutuante

O Aquavelas transforma a orla de Fortaleza em uma galeria de arte flutuante. Sabrina Veras, diretora de programação social do Sesc Ceará, destaca a dimensão desta edição, que contará com a participação de cerca de 60 jangadas com velas pintadas. "Tivemos a ideia de levar para o mar não só as velas pintadas neste ano, mas também as artes das edições anteriores", afirma. "Será um espetáculo para todos que estiverem no Mucuripe, pela orla de Fortaleza e também no ponto de chegada, na Barra do Ceará", conclui.

Serviço

Exposição flutuante Aquavelas

Data: 23 de junho (domingo)

Horário: a partir das 8h

Local de largada: Enseada do Mucuripe (próximo ao mercado dos peixes)

Local de chegada: Mercado dos Peixes do Vila do Mar (próximo a praia das goiabeiras)