Carros voadores: Vertical Connect e IFCE vão desenvolver eVTOL no Ceará

evtol
Primeira fábrica brasileira de eVTOL a ser construída no Ceará, a Vertical Connect desenvolve estudos para a viabilidade de produção em larga escala dos “carros voadores” e será parceira do IFCE

Memorando de Entendimento (MoU) visando o desenvolvimento da aviação comercial e executiva no Ceará foi assinado entre a empresa Vertical Connect e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). A assinatura ocorreu durante o segundo e último dia do evento AviationXP Nordeste, realizado no Aeródromo Dias Branco, no Eusébio, na quinta-feira (26).

Construção de fábrica

Primeira fábrica brasileira de eVTOL (Vertical Take-Off and Landing) a ser construída no Ceará, a Vertical Connect desenvolve atualmente estudos para a viabilidade de produção em larga escala de modelos de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, popularmente conhecidas como “carros voadores”.

A missão da empresa é concretizar o potencial dos eVTOLs como uma das melhores soluções para a mobilidade aérea urbana, com uma abordagem moderna e sofisticada que visa oferecer soluções de transporte prático, seguro e sustentável.

Parceria

A parceria propõe a capacitação, desenvolvimento e realização de pesquisas de projetos aeronáuticos, proporcionando empregabilidade em diferentes áreas da aviação comercial tradicional e avançada, em aeronaves do tipo eVTOL (aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical). O reitor do IFCE, professor José Wally Mendonça Menezes, celebra a parceria.

IFCE

"Trata-se de um cenário estratégico para o IFCE e para o Brasil, pois coloca o Instituto numa posição de vanguarda. Estamos entrando nessa área graças a expertise dos nossos professores e estudantes nas áreas de mecânica, eletrônica, inteligência de dados e telecomunicação. Isso converge naturalmente para a área aeroespacial", conclui.

O IFCE se compromete, junto a Vertical Connect, em desenvolver softwares e Al Drones voltados para a área da mobilidade urbana e aeronaves modelo eVTOL, além de realizar pesquisas para os modelos que estão sendo desenvolvidos pela empresa parceira. Além disso, a startup cearense de mobilidade urbana vai fornecer equipamentos para aulas práticas e dar suporte na qualificação do corpo docente.

Valorização

O secretário executivo de Comércio, Serviços e Inovação do Estado do Ceará, Fábio Feijó, destaca que a parceria é uma valorização do trabalho acadêmico no Ceará. "Sem dúvida é um reconhecimento à ambiência de Academia, porque a ideia da Vertical é que, com essa parceria, toda a produção de eVTOLS seja com produtos e componentes nacionais”, enfatiza.

"Esse memorando assinado junto ao IFCE vem para somar, no sentido de desenvolver o futuro da mobilidade urbana e a geração de empregos em um setor que engloba todo um ecossistema. Os eVTOLs vieram para revolucionar o mercado, buscando viabilizar um deslocamento mais eficiente, mas também potencializar a prestação de serviços públicos e os mais diversos segmentos da economia, como o agronegócio” destaca Camila Bonfim, CRM da Vertical Connect.