Na reta final da declaração do IR, dicas para não cair em malha

malha
Vale lembrar ao contribuinte que o prazo final para a declaração é no dia 31 de maio

Com o fim do prazo se aproximando, é hora de concentrar esforços na declaração do Imposto de Renda. Para muitos contribuintes, este período pode ser estressante e confuso, mas compreender as regras é fundamental para evitar complicações futuras. Vale lembrar que o prazo final para a declaração é no dia 31 de maio.

Para muitos contribuintes, esse momento causa dúvidas, tendo em vista a quantidade de detalhes relacionados ao Imposto de Renda. Uma delas é em relação à malha fiscal, também conhecida como malha fina, que é a verificação das informações declaradas em comparação com as declarações de outras entidades, como bancos, planos de saúde, entre outros.

Sem omissão

De acordo com a contadora e diretora geral do Grupo Controller, Solange Marinho, a comparação da Receita Federal, a chamada malha fina, é aprofundada, garantindo com que nenhum contribuinte omita informações. “Após a pessoa fazer a sua declaração, a Receita Federal leva cerca de 48 horas para cruzar as informações, já identificando as inconsistências e deixando em separado para que faça uma análise mais profunda. Para não cair nessa malha fina, é importante que o contribuinte guarde durante o ano todos os seus comprovantes tributáveis, como extrato de cartões de créditos e conta corrente, compra de veículos, etc. Além disso, é preciso também guardar os comprovantes de isenção, que são necessários”, explica a contadora.

Uma das práticas comuns entre os usuários de cartão de crédito é emprestá-lo para familiares, amigos ou conhecidos, sobretudo aqueles que possuem um limite mais elevado. Solange também alerta para os riscos desse empréstimo. “Quando a pessoa empresta o cartão de crédito a sua movimentação cresce, embora não seja sua. Então, caso a sua movimentação em cartões seja elevada e esta não seja compatível com os seus rendimentos, você terá grandes chances de cair na malha fiscal”, conclui.

O prazo final para a declaração do Imposto de Renda 2024 é dia 31 de maio. Neste ano, devem declarar, dentre outras condições, as pessoas que obtiveram ganhos acima de R$ 30.639,90 no ano de 2023.

Confira as dicas

1 - Reúna todos os documentos
2 - Não esqueça de declarar rendimentos isentos
3 - Atente-se para saber se os dependentes devem estar na sua declaração
4 - Confira as informações da declaração pré-preenchida
5 - Informe o valor real dos seus bens