Ligação direta com a Espanha e Fortaleza. Os voos estão nos planos da companhia aérea espanhola Iberia. e iniciam a partir de 19 de janeiro do próximo ano fazendo conexão com a Capital cearense.
O voo partirá de Madri (2ª, 5ª e sábado) às 12h40, pousando na Capital cearense às 17h30. O voo de retorno partirá de Fortaleza às 19h, com pouso previsto em Madri às 06h45 do dia seguinte.
Anúncio
Apesar de a Iberia já haver informado sobre seus planos dias atrás, o governador Elmano de Freitas, acompanhado do secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismark, anunciou a nova ligação com a Europa, nesta terça-feira (25).
“É muito importante esse voo, que em janeiro de 2026 terá três voos por semana. Quando chegar em março do ano que vem, serão quatro voos por semana, mas as vendas das passagens já começam hoje (25)”, anunciou Elmano.
Vendas iniciadas
O novo voo Fortaleza – Madrid, que já aparece no sistema de programação de voos da Agência Nacional de Aviação Civil Civil (Anac), vai ser operado pela companhia espanhola. A última vez que a campanhia atuou em um voo direto Fortaleza – Madrid foi em 2015.
O voo será operado pelo Airbus A350-900, que acomoda até 348 passageiros, que inclui: 31 assentos-cama na Classe Executiva, 24 poltronas com espaço extra na Econômica Premium e 293 lugares na Econômica regular.
O governador Elmano de Freitas ressaltou a importância de mais um voo internacional ligado à Capital cearense. “Temos a confirmação de mais um voo internacional para o nosso Estado, de Fortaleza para Madrid, na Espanha.
Ampliação
O diretor de Acordos e Alianças Estratégicas da Ibéria, Victor Moneo, agradeceu a oportunidade de operar na Capital cearense. “Quero agradecer pessoalmente ao Governo do Ceará pelo apoio que nos foi dado durante esse tempo, e foi isso que tornou viável essa nova operação tão importante para ambos dos países, e para ambas das cidades”, pontuou. O diretor ainda ressaltou a possibilidade ampliar a operação entre Madri e Fortaleza, que está prevista, inicialmente, para ocorrer a partir de janeiro 2026, com três voos semanais.
Mais conexão
Para o secretário do Turismo, Eduardo Bismark, o voo direto da Iberia para Fortaleza representa um divisor de águas para o turismo a a nossa economia cearense. “É resultado de um trabalho árduo que contou com o apoio decisivo do governador Elmano de Freitas. Agora, o Ceará está ainda mais conectado com o mundo, atraindo turistas e investimentos”, enfatiza.
Nordeste
De acordo com o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, este voo é fundamental para a estratégia de ampliação da chegada de turistas espanhois no Brasil, tendo o Nordeste como o principal destino. “Promovemos a Rota das Emoções na última edição da Fitur, que aconteceu em Madrid, em janeiro".
"Temos também o Kitesurf no litoral cearense como uma experiência de grande apelo na Europa. Trabalhamos em parceria com a Ibéria e com o Governo do Ceará para mostrar aos espanhóis todas as experiências autênticas, que só podem ser vividas no Brasil, e são facilmente acessadas através desse voo. Mais turistas chegando significa mais emprego e renda em todo o estado, é esse o resultado que queremos”, disse Freixo.
Além de Fortaleza, Recife também operará voo com o mesmo destino europeu. A volta da atuação da companhia espanhola no Nordeste, ressalta o potencial turístico da região como porta de entrada para viajantes europeus em busca de clima tropical que desejam fugir do inverno da Europa.
A expectativa é que o início das rotas para o Nordeste brasileiro aconteçam com aeronaves Airbus A350XWB. A solicitação foi realizada à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a companhia já obteve a autorização para voos utilizando sua maior aeronave: o A350-900.
Estreia por Recife
Ainda neste fim de ano está programado o voo para Recife, a partir de 13 de dezembro. O voo IB139 decolará de Madri às 12h45 e pousará em Recife às 17h45. A capacidade da aeronave para 348 passageiros, às segundas, quartas e sábados. O voo de volta será o IB140, partindo da capital pernambucana às 19h15 e pousando na capital espanhola às 07h15 do dia seguinte, regularmente até 7 de fevereiro de 2026.