Dose dupla: reajuste do ICMS vai elevar preço de medicamentos e ainda haverá alta anual

remedios
O consumidor verá respingar mais preços elevados com imposto maior, da ordem de quase 3%.  Será um duplo aumento, com a alta do ICMS no Ceará e reajuste anual do setor, a partir de 31 de março, impactando os preços de medicamentos

O início do ano no Ceará foi marcado pelo aumento da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que passou de 18% para 20%. A mudança, que entrou em vigor no dia 1º de janeiro, não apenas refletirá nas finanças do Estado, mas também terá um impacto direto no bolso dos consumidores, especialmente no setor farmacêutico.

O aumento na alíquota de ICMS resultará em um acréscimo de quase 3% no preço dos medicamentos para os consumidores, segundo o presidente da Rede de Farmácias Santa Branca, diretor do Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará (Sincofarma) e diretor da Confederação Nacional do Comércio, Maurício Filizola.

Dupla alta

A expectativa é que os efeitos dessa mudança se manifestem nas prateleiras das farmácias nos próximos dias, refletindo uma nova realidade fiscal que exigirá adaptações por parte dos consumidores e empresários do setor. Além da alta do ICMS, o reajuste anual definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) que é autorizado pelo governo, programado para dia 31 de março,deve  impactar ainda mais no valor dos remédios.  Em 2023, o índice de reajuste da Cmed foi de até 5,6% em todo o País.

“Essa mudança na alíquota do ICMS reflete diretamente nos custos de produção e comercialização de medicamentos. Como os medicamentos têm um tabelamento nacional o qual está relacionado ao preço de fábrica e ao preço máximo vendido para o consumidor, com base na alíquota de ICMS que é adotada no estado, compromete a rentabilidade das farmácias e, consequentemente, afeta o consumidor final. Mesmo que dois pontos percentuais de aumento da alíquota pareçam insignificantes, esse aumento de quase 3% nos preços dos medicamentos deve ser sentido nos próximos dias nas prateleiras das farmácias do estado”, afirma Filizola.

Dificuldades para o consumidor

A população cearense, que já enfrenta desafios econômicos, vê com preocupação essa elevação de impostos, especialmente em um setor tão sensível como o da saúde. Resta agora aguardar os desdobramentos dessa mudança e como os diversos segmentos da sociedade irão se adaptar a essa nova realidade fiscal. 

“Qualquer aumento já mexe com o nosso orçamento e faz diferença, ainda mais para quem vive com um salário mínimo. Gasto quase isso em remédios por mês. A situação ficará cada vez mais difícil”, conta a administradora Beatriz Ferreira.

Clique para ler mais

Clique para ler mais

Sincofarma recomenda a quem usa remédio contínuo

1. Consultar nossos farmacêuticos: Nossos profissionais estão à disposição para oferecer orientações sobre como otimizar seu tratamento e buscar alternativas mais acessíveis, se disponíveis.

2. Programas de Fidelidade: Incentivamos que se inscrevam em nossos programas de fidelidade, que oferecem descontos e condições especiais.

3. Planejamento Antecipado: Para evitar surpresas, planejem suas compras de medicamentos com antecedência, permitindo assim uma melhor gestão financeira.