De acordo com os novos dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), as atividades do iFood foram responsáveis por movimentar 0,55% do PIB nacional em 2023. Em 2020, o impacto era de 0,43%, crescendo para 0,53% em 2022 e 0,55% no último ano.
Os dados foram apresentados durante o IFood MOVE, maior evento para restaurantes da América Latina. A nova edição da pesquisa que mede o impacto socioeconômico da plataforma.
Efeito multiplicador
Erica Diniz Oliveira, economista-chefe do iFood, explica que esse impacto se deve ao chamado efeito multiplicador. “Ao considerar a compra de um hambúrguer na plataforma, por exemplo, existem efeitos diretos, indiretos e induzidos na economia. Como uma engrenagem, são estimados os impactos em toda a cadeia produtiva: o pagamento dos funcionários da hamburgueria, a produção agrícola dos insumos para fazer o alimento, o combustível consumido no transporte até as embalagens de papel utilizadas para a entrega”.
Impacto financeiro
Todo esse movimento gerou, em 2023, R$ 110,7 bilhões em atividade econômica para o país (valor bruto da produção). A cada R$ 1.000,00 gastos em restaurantes e estabelecimentos parceiros a partir dos pedidos, outros R$ 1.390,00 são gerados adicionalmente na economia brasileira, considerando a demanda criada para outros setores. Além do setor de alimentação, outros segmentos são alcançados como comércio, pecuária, agricultura e transporte. A cada R$ 1.000,00 de impostos gerados pelas compras no iFood, são coletados R$ 1.119,00 adicionais no restante da cadeia.
Empregos
Ao movimentar a economia, o Efeito iFood tem impacto ainda na geração de empregos. Em 2023, foram gerados mais de 909 mil postos de trabalho, o que representou quase 1% da população ocupada naquele ano - isso é mais do que a população de capitais como Natal e Florianópolis.
A cada 100 postos de trabalho diretos, outros 67 postos adicionais são gerados de forma indireta ou induzida. E o impacto em número de pessoas é ainda maior, já que "um posto de trabalho" só é contabilizado levando em conta uma jornada integral de 8 horas de trabalho por dia. Na prática, isso significa que postos de trabalho parciais são agrupados e um posto pode equivaler a mais de um trabalhador.
Crescimento consistente
Para o CEO do iFood, Diego Barreto, o crescimento da representatividade do iFood no PIB brasileiro em 2022 e 2023 mostra que o delivery por aplicativo vem se consolidando como hábito de consumo do brasileiro. “Em agosto de 2024, o iFood alcançou a marca inédita de 100 milhões de pedidos no mês, ou seja, quase 40 pedidos por segundo.
A pesquisa Fipe mostra que o nosso impacto também cresceu de forma consistente, muito além da pandemia e furando a bolha do food delivery, já que os novos negócios, como as verticais de Mercado e Farmácia, já representam mais de 6% do nosso efeito multiplicador. Isso se deve à inovação, à inteligência artificial, aos nossos parceiros e aos investimentos feitos nos últimos anos. Estamos só começando.”