CEO da Cimed, João Adibe, defende digitalização da bula para ampliar acesso e reduzir custos

img
Empresário participou do Fórum Esfera, em painel com Fábio Coelho, CEO do Google Brasil, e Carlos Sanchez, presidente do Grupo NC, no evento realizado em Roma Foto: Divulgação

João Adibe, CEO da Cimed, terceira maior farmacêutica do Brasil em volume de vendas, participou, no sábado (12), do II Fórum Esfera Internacional, em Roma, na Itália. O evento celebrou os 150 anos da imigração italiana no Brasil, ressaltando a importância do legado italiano no país e reafirmando a colaboração mútua de ambas as nações.

Inovação

Na ocasião, João Adibe integrou o painel “Investimentos na inovação: impactos na sociedade”. O empresário reforçou a importância da tecnologia no segmento farmacêutico e defendeu a digitalização da bula como forma de ampliação de acesso e redução de custos dos medicamentos.

Exclusão da bula

“A exclusão da bula física representa um impacto significativo do ponto de vista de redução de resíduos e também no custo do medicamento. Hoje, mais de 10% do preço dos genéricos está relacionado ao custo de produção gráfica. Sem a bula impressa, é possível reduzir ainda mais o valor dos genéricos e ampliar a acessibilidade da população à tratamentos”, explicou João Adibe, CEO da Cimed.

Fabio Coelho, CEO do Google Brasil, Carlos Sanchez, presidente do Grupo NC, Aloizio Mercadante, Presidente do BNDES e José Antônio Batista da Costa, Chairman do PicPay, também participaram da discussão.

Investimentos da Cimed

Além da digitalização, Adibe falou sobre o robusto plano de crescimento da Cimed para alcançar a liderança em saúde e bem-estar no Brasil. A companhia planeja investir mais de R$ 3,6 bilhões na ampliação de fábricas, aumento de capacidade produtiva, lançamento de novos medicamentos, além de tecnologia e marketing, com um foco especial em inteligência artificial, para atingir R$ 10 bilhões em faturamento até 2030.

 Perfil

A Cimed é a terceira maior indústria farmacêutica do país em volume de vendas, com 46 anos de história, e um dos poucos grupos que permanece totalmente brasileiro e independente até hoje. São mais de 600 produtos no catálogo e uma distribuição nacional para mais de 80 mil pontos de vendas atendidos diretamente, marcando presença em mais de 98% das farmácias brasileiras. 

Além disso, a Cimed é líder em segmentos de produtos como antigripais, vitaminas e medicamentos isentos de prescrição médica (MIP). Com sede administrativa em São Paulo, a empresa tem mais de 5 mil colaboradores em todo o país. Seu complexo fabril está localizado em Pouso Alegre (MG), e o centro de distribuição central e a gráfica da companhia em São Sebastião da Bela Vista (MG), além de contar com mais de 24 centros de distribuição espalhados pelo país. Atualmente, a empresa é uma das maiores apoiadoras do esporte nacional, com um longo histórico na área, patrocinando a Seleção Brasileira de Futebol e o Cruzeiro.