O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, anunciou nesta terça-feira (29), que pagamentos via PIX podem ser realizados por aproximação, como já ocorre com os cartões de crédito, usando o celular.
“Da mesma forma que você tem hoje no Google Wallet, onde encosta o cartão de crédito e paga, você vai poder fazer isso com o PIX “, disse o Campos Neto.
Em teste
O Pix é o pagamento instantâneo brasileiro, em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia.
Segundo o presidente do BC, o lançamento vai ocorrer em um evento com o Google na próxima semana, mas a tecnologia ainda está em fase de testes e em negociação com a Apple. A previsão é que o recurso comece a funcionar em 28 de fevereiro do próximo ano.
Pix Agendado Recorrente
Já a funcionalidade do Pix Agendado Recorrente passou a ser um serviço obrigatório nesta segunda-feira (28). Com isso, as instituições financeiras terão que fornecer o serviço obrigatoriamente. A medida foi determinada em resolução publicada pelo Banco Central (BC), em dezembro de 2023 e atualizada em julho deste ano.
Como funciona
O Pix Agendado Recorrente permite o agendamento, por qualquer pessoa, de pagamentos de mesmo valor de forma recorrente, para cair na conta do recebedor sempre no mesmo dia de cada mês.
A medida vale para o repasse de valores a pessoas físicas e também para quem tem CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), como profissionais autônomos ou empresas, que poderão receber os valores de forma agendada.
A modalidade já existia, mas era praticada de forma facultativa pelas instituições bancárias. Para realizar o PIX Agendado Recorrente, o usuário deverá fornecer as informações de pagamento na hora de cadastrar a recorrência. (Agência Brasil)