A Pague Menos atingiu um marco notável entre 2024 e 2025 a partir da automatização de seu canal de atendimento ao cliente no WhatsApp, com a integração da plataforma Suri Shop com a ferramenta de pagamentos WhatsApp Pay.
A farmacêutica conseguiu revolucionar a experiência de compra de seus clientes, oferecendo um processo de pagamento via PIX mais intuitivo e totalmente realizado pelo aplicativo de mensagens.
Mais vendas
Com essa inovação, a empresa registrou um aumento expressivo de 15% nas transações via PIX pelo canal, uma redução de 80% na necessidade de suporte humano para questões relacionadas ao PIX e uma automação completa em 75% de suas vendas.
Anteriormente, o processo de compras via WhatsApp era realizado em três etapas: o cliente selecionava seus produtos por mensagem de texto, áudio ou imagem; escolhia entre a entrega em domicílio ou retirada em uma das 1.650 unidades espalhadas pelo país; e finalizava o pagamento via PIX ou cartão de crédito, precisando copiar e colar manualmente o código do pagamento que era disponibilizado como mensagem de texto.
PIX
Agora, com a nova atualização, ao optar pelo pagamento via PIX, pelo WhatsApp Pay, o cliente Pague Menos recebe instantaneamente uma mensagem com os detalhes completos do pedido com um botão "Copiar Código Pix".
"Nosso foco é sempre integrar inovações e soluções à jornada de compra do cliente, que possam facilitar sua decisão e trazer uma melhor experiência de compra. Por isso, investimos na integração Suri Shop e WhatsApp Pay para facilitar os pagamentos via PIX, que é a principal opção de pagamento via WhatsApp devido à sua rapidez. A partir dessa integração, percebemos que uma simples melhoria, como a opção de copiar e colar o código do pagamento, já trouxe um número menor de carrinhos abandonados e um índice maior de compras finalizadas", explica Renato Camargo, VP de clientes da Rede de Farmácias Pague Menos e Extrafarma.
Consumidor
Hoje, o principal público que utiliza a plataforma para compras concentra-se na faixa etária de 35 a 44 anos, representando 26% das vendas da companhia. Em seguida, estão os consumidores entre 25 e 34 anos, que respondem por 19% do total de vendas pelo aplicativo.