A expansão da tecnologia 5G no Brasil avança em ritmo superior ao previsto. Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), vinculada ao Ministério das Comunicações, indicam que 64,94% da população brasileira já conta com cobertura da rede móvel de quinta geração, o que corresponde a 2.019 municípios atendidos em todo o país.
Dispositivos
O percentual supera com folga a meta originalmente estabelecida para 2027, que era de 57,67%, antecipando em 7% o objetivo regulatório. No entanto, os dispositivos celulares utilizados por boa parte da população ainda não alcança a tecnologia 5G. Portanto, ainda há muitos consumidores que utilizam aparelhos compatíveis com tecnologias menos avançadas.
“As empresas entendem que o Brasil é um país atrativo para investimentos e com uma economia digital crescente. Nosso objetivo é levar conectividade de qualidade a todas as regiões, reduzindo desigualdades e promovendo oportunidades por meio da transformação digital”, disse o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
"O Brasil adotou a nova tecnologia em um processo de forma adequada a um país de dimensões continentais, o que é um exemplo para o mundo", disse o presidente da Anatel, Carlos Baigorri.
Operação
O Brasil se consolida, assim, como um dos países que implementaram o 5G de forma mais rápida e eficiente no mundo. A tecnologia entrou em operação no país em julho de 2022, após o leilão do espectro realizado pela Anatel em novembro de 2021, considerado o maior leilão de radiofrequências da história brasileira.
Além de ampliar a velocidade e a estabilidade da conexão, o 5G viabiliza avanços em setores estratégicos, como saúde, educação, indústria, agronegócio e cidades inteligentes, fortalecendo a transformação digital e a competitividade do país.