Aeroporto de Fortaleza movimenta 6,15 milhões de passageiros ao longo de 2025

aerop
Ao longo de 2025 Foram 53.751 voos, em um total de 47 rotas atendidas, incluindo voos de passageiros na aviação civil e charter de futebol, de acordo com a Fraport.  No País, o turismo fechou novembro com 92 milhões de passageiros voando pelo ao longo do ano Foto: Divulgação

O Aeroporto de Fortaleza movimentou 6,15 milhões de passageiros, incluindo o número previsto para o fechamento do mês de dezembro, que é de 385,9 mil.

Ao longo de 2025 Foram 53.751 voos, em um total de 47 rotas atendidas, incluindo voos de passageiros na aviação civil e charter de futebol, de acordo com a Fraport, administradora do aeroporto.

Destinos

Atualmente, os destinos domésticos mais voados fazendo ligação com o terminal cearense são: Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Congonhas (SP), Recife (PE), Brasília (DF) e recentemente entrou voo para Parnaíba (PI)).

As principais rotas internacionais são: Lisboa (Latam), Cayenne (Air France), Montevidéu (GOL) e Foz do Iguaçu (GOL). Dentre as rotas internacionais a ligação Madri/Fortaleza é a mais recente novidade.

Recorde no Brasil

Já a aviação civil brasileira segue em trajetória de crescimento e alcançou resultados expressivos ao longo de 2025, Entre janeiro e novembro, o mercado doméstico registrou a movimentação de 92 milhões de passageiros, número que já supera todo o volume contabilizado no ano de 2023 e se aproxima dos 93,4 milhões registrados em 2024.

Os dados foram divulgados na terça-feira (23) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), por meio do relatório de demanda e oferta do setor, que reúne informações atualizadas até novembro. No penúltimo mês do ano, 8,6 milhões de passageiros viajaram em voos nacionais, um crescimento de 7,4% na comparação com novembro de 2024, além de um novo recorde para o período.

Doméstico e internacional

Considerando os segmentos doméstico e internacional, a aviação brasileira somou 117,8 milhões de passageiros transportados entre janeiro e novembro, resultado que se aproxima do total verificado em todo o ano de 2024 (118,4 milhões) e do recorde histórico de 2019, quando o país alcançou a marca de 118,7 milhões.

São Paulo segue como o principal hub aéreo do país, concentrando as principais rotas nacionais. Entre janeiro e novembro de 2025, o trajeto São Paulo-Rio de Janeiro registrou 6,6 milhões de passageiros, seguido das rotas São Paulo-Paraná (6,2 milhões) e São Paulo-Santa Catarina (5,4 milhões).

O Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) liderou a movimentação, em um ranking também composto pelos terminais de Congonhas, na capital paulista; Brasília (DF), Confins (MG) e Galeão (RJ).