O novo VLT Aeroporto foi inaugurado na sexta-feira (6), em Fortaleza, conectando o Aeroporto Internacional Pinto Martins à Linha Nordeste do Metrô de Fortaleza (Parangaba-Mucuripe) através da estação Expedicionários.
Capacidade
O VLT Ramal Aeroporto terá capacidade para movimentar até 35 mil pessoas por dia em uma linha com 2,4 km de extensão
Sua área total de influência, incluindo a conexão com o VLT Parangaba-Mucuripe, engloba uma população estimada em cerca de 500 mil pessoas. Na ocasião, será realizada uma viagem inaugural entre a estação Expedicionários, no bairro Vila União, e a nova estação Aeroporto.
Entrega da obra
A entrega da obra será feita pelo governador Elmano de Freitas e pelo prefeito Evandro Leitão. A ação faz parte do programa FORtaleCE, iniciativa de cooperação entre as duas gestões que contempla intervenções em diversas áreas, como mobilidade urbana, educação, segurança, moradia.
7 mi de passageiros no aeroporto
A Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) divulgou que os aeroportos cearenses movimentaram 6.928.914 passageiros ao longo de 2025, o que representa um crescimento de 9,2% em relação a 2024. O resultado consolida a retomada da atividade turística e reforça a ampliação da conectividade aérea no Estado, com apoio do Governo do Ceará.
De acordo com a Setur, o desempenho positivo reflete o avanço dos mercados nacional e internacional, além da estratégia de interiorização do turismo e da promoção dos destinos cearenses em diferentes mercados. Para o secretário do Turismo, Eduardo Bismarck, os números demonstram um cenário de crescimento consistente para o setor.
Melhor dezembro em seis anos
O Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, concentrou a maior parte do fluxo em 2025, com 6.161.283 passageiros, um crescimento de 9,5% em relação ao ano anterior. O terminal também alcançou, em dezembro, o melhor desempenho dos últimos seis anos, consolidando o mês como um marco na retomada e no fortalecimento da conectividade aérea do Estado.
No segmento internacional, o crescimento foi de 8%, com o número de passageiros passando de 434.416 para 469.028, consolidando Fortaleza como um dos principais hubs regionais e nacionais.
Interior ganha força
No Interior, o Aeroporto de Juazeiro do Norte apresentou leve crescimento de 0,7%, mantendo a demanda associada ao turismo religioso, às viagens regionais e aos negócios. Já o Aeroporto de Jericoacoara foi o destaque percentual do ano, com alta de 21,5% na movimentação, saltando de 218.127 passageiros em 2024 para 265.106 em 2025, reflexo da ampliação da conectividade e do fortalecimento do destino no mercado turístico.
Empregos
Além dos resultados na aviação, a Setur destacou os impactos do turismo no mercado de trabalho. Em 2025, o Ceará registrou saldo geral de 49.184 vagas, com o setor de serviços respondendo por 22.255 postos. Os segmentos de alojamento e alimentação, diretamente ligados ao turismo, geraram 2.751 empregos, o equivalente a 12,4% do total do setor.
Na comparação com 2024, houve crescimento de 46,5% nesses segmentos, passando de 1.878 para 2.751 vagas. Cerca de 60% das oportunidades foram criadas no interior do Estado, reforçando a política de interiorização do turismo.