Azul terá 46 voos extras para Fortaleza no Carnaval; visitantes de Recife, Minas e SP lideram

azul
56% dos foliões que viajam para Fortaleza pela companhia aérea no período de Carnaval são homens. A faixa etária que predomina é entre 35 e 44 anos e representa 28% do total de clientes Foto: Divulgação

A Azul, maior companhia aérea do Brasil em número de cidades atendidas e de rotas domésticas diretas, reuniu dados sobre o perfil dos clientes que viajam para Fortaleza durante o período de Carnaval e traçou um panorama de quem escolhe a Capital cearense como destino nos dias de folia. O levantamento mostra que 56% dos foliões que chegam a Fortaleza são homens, enquanto 44% são mulheres.

Origem dos visitantes

Entre os principais aeroportos de origem dos foliões que chegam a Fortaleza durante o Carnaval estão Recife (PE), Confins (MG), Viracopos (SP), Belém (PA) e Uberlândia (MG), evidenciando a presença de viajantes provenientes das regiões Nordeste, Sudeste e Norte do país.

Operação especial de Carnaval

Para atender à elevada demanda do feriado, a Azul preparou uma operação especial em Fortaleza entre os dias 12 e 22 de fevereiro de 2026, com 46 voos extras e mais de 6,3 mil assentos adicionais, ampliando a conectividade da Capital cearense.

O reforço da malha aérea tem como foco atender ao aumento da procura por voos com origem e destino em Fortaleza, um dos principais polos de entrada de foliões no Nordeste, garantindo mais opções de horários e maior oferta de assentos para quem escolhe a cidade como base para curtir o Carnaval.

Faixa etária

A análise também indica que o público adulto concentra a maior parte dos viajantes. A faixa etária entre 35 e 44 anos representa 28% do total de Clientes que voam para Fortaleza no Carnaval. 

Na sequência aparecem os passageiros entre 25 e 34 anos, com 19%, e aqueles com idades entre 45 e 54 anos, que somam 18%. Os menores de 18 anos correspondem a 13%, enquanto os clientes entre 55 e 64 anos representam 10%, e os acima de 65 anos, 6%.

Fluxo

“Os dados mostram que Fortaleza recebe, no período de Carnaval, um fluxo marcado pela maior participação de homens e por um público adulto bem representativo, além de uma diversidade importante de aeroportos de origem. Esse levantamento contribui para a compreensão do perfil dos Clientes que escolhem a Capital cearense como destino na folia”, afirmou João Gabriel Ribeiro, gerente sênior de E-commerce, Performance e CRM da Azul.

"O Brasil é Azul"

“O Carnaval do Brasil é Azul” é a campanha desenvolvida em parceria com a agência Africa Creative, reforçando a brasilidade da marca ao celebrar a diversidade cultural e regional das manifestações carnavalescas em diferentes regiões do Brasil, conectando pessoas, destinos e tradições por meio da experiência de voar Azul.

530 voos extras no País

Para atender à alta demanda do Carnaval, a Azul preparou um planejamento especial de malha aérea entre os dias 12 e 22 de fevereiro de 2026. A companhia vai operar 530 voos extras, com oferta de 72,4 mil assentos, ampliando a conectividade para 32 destinos em todas as regiões do Brasil em mais de 50 rotas.

O reforço da operação contempla as principais praças da companhia. Em São Paulo, no aeroporto de Congonhas, serão 192 voos extras, com 25,9 mil assentos, conectando o aeroporto a 11 destinos, principalmente no Nordeste. 

No aeródromo do Recife (PE) a companhia contará com 150 voos extras e 19,1 mil assentos, ligando a capital a 13 destinos. Já em Salvador (BA) terá 70 voos extras e mais de 10 mil assentos, com foco nas ligações com São Paulo, Belo Horizonte e Recife.

O planejamento também reforça a operação em Belo Horizonte-Confins (MG), com 98 voos extras e 13,7 mil assentos para 14 destinos. Em Natal (RN), serão 46 voos extras e 5,3 mil assentos, enquanto Campinas-Viracopos, principal hub da companhia, contará com 82 voos extras e 11 mil assentos, distribuídos em 15 rotas.

Diversidade e conexão

“A Azul nasceu com o propósito de conectar o Brasil em toda a sua diversidade, e o Carnaval é um reflexo claro desta pluralidade cultural que encontramos nos destinos que atendemos. Ao levar essa campanha para o ar, reforçamos nosso posicionamento como uma marca que entende o Brasil em suas múltiplas expressões e que se orgulha de fazer parte dessas histórias, conectando pessoas, culturas e regiões”, destaca Jason Ward, vice-presidente de Marketing e Pessoas da Azul.