ArcelorMittal Pecém atinge capacidade máxima de produção em mais um recorde

placas
Recorde de três milhões de toneladas em placas de aço. A siderúrgica cearense iniciou a produção em 2016, sempre conquistando novos recordes  Foto: Divulgação

Pela primeira vez desde o início da sua operação em 2016, a ArcelorMittal Pecém atinge o marco de 3 milhões de toneladas de placas de aço produzidas no mesmo ano, alcançando a capacidade máxima da planta ao longo de 2023.

O CEO ArcelorMittal Pecém, Erick Torres, destacou que o recorde obtido é reflexo do compromisso dos diversos setores da produtora de aço.

“Tudo o que fizemos juntos desde março de 2023 na unidade Pecém foi extraordinário. Estamos construindo uma cadeia produtiva de excelência operacional e cada pessoa que compõe cada um de nossos times faz parte disso, pois somos uma usina integrada e cada etapa e processo é superimportante para a superação dos resultados planejados”, declarou Erick.

Aços especiais

A tecnologia presente nas unidades da ArcelorMittal é um ativo que possibilita o desenvolvimento de diversos produtos em aço. Na unidade Pecém, o destaque são os aços alto valor agregado (HAV - High Added Value). Em 2023, o portfólio de aços HAV cresceu para 243 tipos desenvolvidos. A produtora de aço alcançou a produção acumulada de 4,7 milhões de toneladas de aços HAV ao longo da sua operação, chegando a 40,5% do total produzido em 2023.

A autossuficiência na geração de energia elétrica da ArcelorMittal Pecém também gerou um recorde no último ano. Em dezembro, a produtora de aço alcançou o melhor resultado dos últimos 19 meses, com a geração média da termelétrica de 164,3 MW e picos de 193 MW. Em comparação com 2022, o aumento médio foi de 14,4 MW. O excedente de energia elétrica produzida na ArcelorMittal Pecém é vendido para o Sistema Interligado Nacional (SIN), que abastece casas, hospitais e outros tipos de estabelecimentos por todo o Brasil. A energia limpa gerada é obtida a partir do reaproveitamento de 95% dos gases siderúrgicos.

Menos emissões

O ano de 2023 também gerou os melhores resultados em controles ambientais da produtora de aço. Foi obtida a redução em 8% das emissões (que já são abaixo da metade do que é permitido pela legislação), a partir do aumento da eficiência no consumo de combustíveis no Alto-Forno (onde é produzido o ferro-gusa) e da maior utilização de sucata - que é um produto reciclado - na Aciaria.

Em prol de uma cultura de segurança e saúde física e mental, foram utilizadas ferramentas de análise de risco; implementadas políticas e regras de ouro; promovidos reconhecimentos e imersões sobre o tema; difusão de guias e programações de conscientização; e foram fomentados aprendizados contínuos voltados ao cuidado e respeito com as pessoas.

Comércio exterior

As exportações também superaram os resultados de anos anteriores. Ao todo, foram 2.974.252 toneladas (t), embarcadas em 81 navios. O recorde foi atingido em 30 de dezembro, com a conclusão dos carregamentos do navio Spar Pyxis, com destino ao porto de Mobile (Estados Unidos) e do navio Iraklis, com destino ao porto de Paulsboro (Estados Unidos). O melhor resultado anterior havia ocorrido em 2018, com um volume embarcado de 2.969.845 t em 79 navios. Também houve crescimento na movimentação total do Porto do Pecém em 2023: foram 17.380.432 de toneladas, índice 1,57% maior que o registrado em 2022.

Perfil

A ArcelorMittal Pecém faz parte do Grupo ArcelorMittal, líder mundial na produção de aço e um dos maiores em mineração no mundo, com presença industrial em mais de 16 países, cerca de 160 mil empregados e clientes em mais de 155 países. A unidade Pecém tem área construída de 5,71 milhões de metros quadrados, está instalada na Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE-CE) e integra o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). A produtora de aço atende à indústria naval, de óleo & gás, automotiva e construção civil. O propósito ArcelorMittal é produzir aços inteligentes para as pessoas e o planeta.

Histórico de produção de placas de aço da unidade Pecém

2016: 1,02 milhão de toneladas
2017: 2,41 milhões de toneladas
2018: 2,93 milhões de toneladas
2019: 2,82 milhões de toneladas
2020: 2,70 milhões de toneladas
2021: 2,77 milhões de toneladas
2022: 2,75 milhões de toneladas
2023: 3,005 milhões de toneladas