Conforme anunciado oficialmente em março último, a companhia aérea europeia Iberia começará a operar voos diretos entre Madrid e Fortaleza. Agora está mais próximo da data do start da rota, em 19 de janeiro de 2026.
Competição
A nova rota traz ao Ceará mais um forte player nesse mercado, gerando competição nas viagens ao Velho Continente. além disso, refaz a ligação da Capital cearense com Madri. A última vez que a campanhia atuou em um voo direto foi em 2015.
Frequências
Inicialmente, haverá três frequências semanais (segundas, quartas e sábados), que posteriormente serão elevadas para quatro por semana a partir de fevereiro. Os voos serão operados por aeronaves A321XLR e a companhia espera expandir a oferta futuramente. (Clique para ler mais sobre quando a rota foi anunciada).
Demanda
A companhia aérea europeia conecta atualmente mais e 140 destinos, em 48 países e prevê superar até o fim do ano 590 mil assentos oferecidos entre Brasil e Espanha, crescimento de 27% ante 2024. Já fazem 75 anos que a Iberia voa para o Brasil, época em que foi inaugurada a ligação com o Rio de Janeiro.
Para 2026
O Brasil é o principal mercado para a Iberia na América Latina e há um movimento natural de ampliar, diante da demanda, o que acontecerá com Fortaleza e também Recife. No próximo ano, a expectativa é de um crescimento de 25% no 1º semestre, com 365 mil lugares entre janeiro e junho.