15ª Bienal Internacional de Dança do Ceará com 30 espetáculos inicia em Fortaleza e Paracuru

dança
Até o dia 1º de novembro a Bienal apresenta artistas do Ceará, de outros estados e países, com programação em Fortaleza, Paracuru, Trairi, Baturité, Guaramiranga, Itapipoca, Pacatuba e Pacajus. Acesso gratuito Foto: Divulgação

Com 30 espetáculos diferentes e cerca de 45 apresentações, além de ações formativas, a XV Bienal Internacional de Dança do Ceará inicia na sexta-feira, 24 de outubro, a programação que, até o dia 1º de novembro, circula por oito cidades do estado: Fortaleza, Paracuru, Trairi, Baturité, Guaramiranga, Itapipoca, Pacatuba e Pacajus. São mais de 20 atrações, entre artistas e companhias de dança locais, nacionais e internacionais. O acesso é gratuito.

Esta é a última das quatro “estações” desta histórica edição da Bienal que, pela primeira vez, cruzou continentes com uma programação estendida. Começou na África em maio, com a XV Bienal Internacional de Dança do Ceará/Estação Cabo Verde, realizada nas cidades de Praia, Santa Cruz e Tarrafal. De lá, seguiu no mesmo mês para a Europa, com a Estação Portugal, em Belmonte. Em setembro, foi a vez da Estação França, com apresentações em Paris.

Programação

Agora, de volta ao Ceará, a Bienal realiza a Estação Brasil. Em Fortaleza será de 24/10 a 1º/11; em Paracuru, nos dias 24 e 25/10; Trairi recebe a Bienal nos dias 27 e 28/10; em Baturité e Guaramiranga, estará nos dias 29 e 30/10; em Itapipoca acontece de 30/10 a 1º/11; e nos dois últimos dias, estará também em Pacatuba e Pacajus. A programação completa e informações sobre retirada de ingressos podem ser consultadas no site www.bienaldedanca.com.

 Abertura, homenagens e festas 

A cerimônia oficial de abertura em Fortaleza será na sexta-feira (24), a partir das 20h, no Theatro José de Alencar. Na ocasião, a Bienal de Dança presta homenagem a Bete Jaguaribe, diretora da Escola Porto Iracema das Artes, e ao coreógrafo do espetáculo “Nosso Baile”, Henrique Rodovalho.  Logo depois, a Lia Rodrigues Cia de Danças, do Rio de Janeiro, apresenta “Borda”. 

Enquanto isso, no Complexo Cultural Estação das Artes, começa a festa de abertura da Bienal de Dança, com o DJ Guga de Castro, show “Baile Quente”, do paraense Saulo Duarte, e “Lá Na Zárea Todos Querem Viver Bem”, do cearense Mateus Fazeno Rock. Nos outros dias, em Fortaleza, após a última apresentação da noite, público e artistas se encontram nas tradicionais Fringes da Bienal, em momentos de música e danças. Esta programação poderá ser consultada em breve nas redes sociais da Bienal.

Serviço

XV Bienal Internacional de Dança do Ceará / Estação Brasil: De 24 de outubro a 1º de novembro de 2025, em Fortaleza, Paracuru, Trairi, Itapipoca, Pacatuba, Pacajus, Baturité e Guaramiranga (CE).

Os ingressos da abertura no Theatro José de Alencar serão distribuídos gratuitamente, a partir de quarta-feira (22), na bilheteria do equipamento, das 13h às 19h, e no escritório de produção da Bienal de Dança, das 14h às 17h.  (R. dos Tabajaras, 629 - Praia de Iracema).  No mesmo dia (22/10), os ingressos para todos os espetáculos poderão ser retirados gratuitamente pelo Sympla.