58,61 mil trocaram de operadora de celular no CE no 1º trimestre

fone
Os usuários cearenses realizaram 1,81 milhão ações de portabilidade numérica desde que passou a ser possível a operação se mudança do número

Os cearenses continuam a buscar serviços mais competitivos, leia-se mais compensadores financeiramente, por parte das operadoras de telefonia, sobretudo em se tratando do serviço móvel.

De acordo com a apuração entre os telefones atendidos pelo DDDs 85-88, o relatório mostra a efetivação de 58,61 mil solicitações de portabilidade numérica entre os meses de janeiro a março deste ano no Estado. Os usuários de telefones fixos respondem por 7,04 mil (12%) transferências e os de móveis, por 51,57 mil (88%).

Desde que a portabilidade numérica passou a fazer parte dos serviços telefônicos do DDDs 85-88, os usuários desta área realizaram 1,81 milhão ações de portabilidade numérica. O equivalente a 467,19 mil (26%) solicitações foram feitas por usuários de telefones fixos e 1,34 milhão (74%) para telefones móveis. 

Brasil

No País, desde 2008, usuários de telefonia móvel e fixa podem migrar de operadora sem alterar o número de identificação dos acessos, 85,33 milhões de transferências foram realizadas. 

Até o dia 31 de março de 2023, foram efetivadas 21,37 milhões (25%) de migrações por usuários de telefones fixos e 63,96 milhões (75%) a partir de iniciativa de titulares de números de terminais móveis.

A portabilidade numérica começou a ser implantada gradativamente nos 67 DDDs em operação no País a partir de setembro de 2008 e as migrações foram possíveis, em todo o território nacional, em março de 2009.

Considerando apenas o primeiro trimestre de 2023 (janeiro a março), a ABR Telecom apurou que 2,16 milhões de trocas de operadoras foram concluídas. Nesses três meses, 427,11 mil (20%) migrações foram feitas por usuários de terminais fixos e 1,73 milhão (80%) demandadas por titulares de telefones móveis.

Como fazer a portabilidade numérica

Para realizar o processo da portabilidade numérica o usuário deve procurar a operadora para onde ele quer migrar e fazer a solicitação. O tempo de transferência para efetivação da portabilidade numérica é de três dias úteis ou após esta data, se o usuário preferir agendar. Para desistir da portabilidade numérica, o usuário tem dois dias úteis, após a solicitação de transferência, para suspender o processo de migração.

A operadora para a qual o usuário deseja migrar fornecerá um número de protocolo da solicitação a fim de que ele possa acompanhar o processo de transferência. O modelo de portabilidade numérica no Brasil determina que as migrações só podem se efetivar dentro do mesmo serviço – móvel para móvel ou fixo para fixo – e na área de abrangência do mesmo DDD.Prazos.

O site da ABR Telecom também disponibiliza uma ferramenta de busca para pesquisar a qual operadora pertencem os números de telefones que já realizaram a portabilidade numérica: https://consultanumero.abrtelecom.com.br

Conforme o regulamento do serviço, entre os critérios que devem ser atendidos para que o usuário efetive sua migração, estão:

- Informar à operadora de telefonia que recebe o pedido, o nome completo;
- Comprovar a titularidade da linha telefônica;
- Informar o número do documento de identidade;
- Informar o número do registro no cadastro do Ministério da Fazenda, no caso de pessoa jurídica;
- Informar o endereço completo do assinante do serviço;
- Informar o código de acesso;
- Informar o nome da operadora de onde está saindo.