Economista Eduardo Gomes de Matos lança "A Nova Gestão"

img1
A obra tem o objetivo de auxiliar líderes a observar e captar mudanças e desafios, unir pessoas pelo propósito, inspirar, inovar continuamente, interpretar sinais, antecipar-se e adaptar-se para entregar grandes resultados

O empresário, economista e sócio fundador da Gomes de Matos Consultores Associados, Eduardo Gomes de Matos, vai lançar a sua obra "A Nova Gestão", na Livraria Leitura, no Shopping Riomar Fortaleza, às 19h,  no dia 27 de janeiro.

A obra tem o objetivo de auxiliar líderes a captar e observar mudanças e desafios, unir pessoas pelo propósito, inspirar, inovar continuamente, interpretar sinais, antecipar-se e adaptar-se para entregar grandes resultados. O livro contém uma metodologia com princípios e práticas que objetivam entregar mais valor em mercados de mudanças rápidas.

Segundo Eduardo, não dá para pensar no futuro com a cabeça de hoje. "Não dá para usar os mapas atuais para chegar a destinos novos e desconhecidos", afirma. Assim, nasce "A Nova Gestão". A publicação apresenta os princípios da nova economia que permitirá que se implemente práticas de gestão e prepare sua empresa para qualquer futuro.

Práticas 

Para isso, o livro primeiro sintetiza e integra uma série de ideias e práticas que estão sendo utilizadas pelas empresas de maior sucesso neste novo cenário mundial. Organizações Exponenciais, Organizações Teal, Teams of teams, Ambidestria, Plataformas, Disrupção, Lean Startup, Organizações Ágeis e outras ideias foram reunidas para trazer ao leitor o que há de melhor e mais atualizado no mundo da gestão empresarial.

"Nós combinamos estes insights em um modelo integrado que guiará líderes para reinventar suas organizações. Depois, identificamos algumas das mais inovadoras e bem-sucedidas organizações em diversos lugares do mundo: China (Alibaba, Huawei, Tencent), Estados Unidos (Amazon, Facebook, Tesla, Microsoft, Netflix, Apple), Brasil (Magalu, Nubank, XP Investimentos etc.) e fizemos uma imersão profunda em cada uma delas para conhecermos como elas estão se reinventando para vencer”, explica.

Princípios

A meta foi estudar a lógica e os princípios por trás das suas práticas. O escritor relata que pesquisou as causas dos grandes fracassos empresariais (Blockbuster, Kodak, Omega, etc) para buscar entender quais foram as razões destes fracassos e saber como evitá-los. Para completar a obra,   somou-se a experiência de mais de trinta anos atuando como consultor empresarial, assessorando empresas de portes variados a elevarem o seu patamar de desempenho, a serem competitivas e longevas. 

"Nós queremos ajudar líderes de todas as organizações (grandes ou pequenas) a captar e observar mudanças e desafios, unir pessoas pelo propósito, inspirar pessoas, inovar continuamente, interpretar sinais, antecipar-se e adaptar-se para entregar resultados", completa.

A maioria das organizações não trabalha dessa maneira. As organizações foram desenhadas e estruturadas para um mundo estável que não existirá mais. A metodologia foi desenhada com alguns princípios e práticas para entregar radicalmente mais valor em mercados de mudanças rápidas. O framework elaborado poderá ser utilizado por qualquer líder, em qualquer tipo de organização, principalmente em empresas tradicionais para adaptar-se à nova economia, adotando os princípios e práticas da nova gestão.

"Esperamos que o livro seja uma bússola para auxiliar executivos a transformarem suas organizações. Como líder empresarial é preciso desenvolver uma nova organização, definindo como sua empresa trabalha", explica.