Vivo investe no voluntariado e realiza ações que beneficiam 40 mil pessoas no País

voluntarios
Dia dos Voluntários Telefônica Vivo chega a 20ª edição e reúne 10 mil colaboradores no Brasil. Em comemoração aos 100 anos do Grupo Telefônica, em 2024 a iniciativa acontece simultaneamente em 12 países, com 27 mil colaboradores envolvidos Foto: Divulgação

A Vivo, por meio da Fundação Telefônica Vivo, engajou no Dia dos Voluntários Telefônica Vivo  (DVT), 7 de junho, 10 mil colaboradores em 39 cidades do Brasil.

Os participantes se dividiram em 900 atividades, em 55 instituições no País, sendo 70% delas voltadas para educação, foco do braço social da empresa. No total, as ações beneficiarão cerca de 40 mil pessoas.

Fortaleza

Em Fortaleza, a instituição beneficiada é a Sociedade de Assistência aos Cegos, que atende 224 pessoas, mobilizando 250 voluntários.

Em comemoração aos 100 anos do Grupo Telefônica, a 20ª edição do evento aconteceu neste ano simultaneamente em 12 países, com participação de 27 mil colaboradores – Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Peru, Uruguai, Venezuela e Reino Unido, além do Brasil. "Para o ‘dia D’ do DVT acontecer, há um time enorme de colaboradores voluntários trabalhando ao longo de todo o ano. Chegar esse momento é, de fato, a concretização do projeto. E, sem dúvida, ver tamanho envolvimento e engajamento em todos os níveis da empresa reforça a potência da nossa cultura colaborativa e do espírito de solidariedade que cultivamos. É nosso compromisso estimular a cidadania, por meio de ações que gerem impacto social”, explica Lia Glaz, diretora-presidente da Fundação Telefônica Vivo.

“Nesta edição comemorativa, além da iniciativa ocorrer no mesmo dia em todos os países, novamente vamos trazer familiares para estar conosco e estender a participação de lojas e equipes técnicas, o que torna o voluntariado uma prática ainda mais inclusiva e acessível, convidando todos a se juntarem a nós nesta jornada de transformação social”, completa.

Na prática

O objetivo, na data foi de contribuir com a melhoria da infraestrutura das instituições e escolas, proporcionando aos estudantes e professores ambientes educacionais mais adequados. Os colaboradores farão capacitação de jovens e adultos, com palestras e workshops sobre carreira e empregabilidade, inclusão digital, saúde e bem-estar; montagem de bazar social; intervenções estruturais, como pintura, consertos elétricos e hidráulicos, horta e marcenaria; e criação e/ou reforma de laboratórios de ciências, matemáticas, robótica, espaço maker e informática, no conceito de Casa Inteligente.

Aos que preferirem fazer atividades online, o programa ainda oferece a oportunidade de realizar missões no Game do Bem, uma plataforma gamificada com ações digitais, como cadastramento de notas fiscais doadas. Nas 237 lojas próprias participantes, os clientes serão convidados a participar de uma ação que visa incentivar o hábito da leitura com as crianças, fomentando também o conhecimento sobre a literatura antirracista, uma pauta fundamental da educação e eixo transversal nos projetos da Fundação Telefônica Vivo. Nesta ação, os participantes ainda ganharão acesso a livros gratuitos para exercitar a contação de histórias em casa.

Iniciativa

O Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica é hoje uma das principais iniciativas de voluntariado empresarial do mundo, administrado pela equipe da Fundação Telefónica global, com sede em Madri, e promove a ação social das pessoas ligadas ao Grupo Telefónica que desejam contribuir com parte de seu tempo, de suas habilidades e de seus recursos para beneficiar a comunidade e os grupos menos favorecidos. No Brasil, o principal diferencial é a estratégia de gestão do programa por meio do modelo de governança, que é formado por comitês de voluntariado, que participam de todo o processo: escolha das instituições que serão beneficiadas; definição e execução do projeto e engajamento dos demais colaboradores. Este ano, foram formados mais de 50 comitês de voluntariado, com quase 500 membros voluntários, que recebem todo o suporte da Fundação ao longo do ano.