Meio ambiente: Ceará destaca o título de Destino Turístico Guardião do Clima

jeri
Ativação ocorreu em Jericoacoara, no litoral Oeste do estado, em maio. No Ceará, políticas públicas são desenvolvidas com essa missão. Na área do turismo, a ação é realizada no âmbito do Programa Turismo CO2 Legal Foto: Divulgação

No Dia Mundial do Meio Ambiente, o Ceará destaca o título de Destino Turístico Guardião do Clima. 

A ativação ocorreu em Jericoacoara, no litoral Oeste do Estado, em maio

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o principal objetivo da data é chamar a atenção de todas as esferas da população para preservação dos recursos naturais.

Turismo

No Ceará, políticas públicas são desenvolvidas com essa missão. Na área do turismo, o Estado carrega o título de Destino Guardião do Clima, realizado no âmbito do Programa Turismo CO2 Legal.

A iniciativa inovadora é do Movimento Mecenas da Vida e se baseia em práticas de ESG territorial, desenvolvendo projetos sustentáveis por meio da união de parceiros, instituições e ONGs. O objetivo dessa chancela é fomentar o turismo em destinos mais preservados, com a inclusão de comunidades locais na governança ambiental.

Cerimônia de ativação

Em maio, o Governo do Ceará, por meio das secretarias do Turismo (Setur) e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), foi convidado a participar da cerimônia de ativação, em Jericoacoara.

Na avaliação da secretária do Turismo, Yrwana Albuquerque, o título é um marco significativo para o estado. “O título de Destino Guardião do Clima destaca o compromisso com a preservação ambiental. Esse reconhecimento não apenas atrai turistas conscientes, mas também fortalece nossa economia, promovendo práticas mais ecológicas em toda a cadeia do turismo. É um incentivo para continuarmos inovando e implementando políticas que beneficiem tanto a natureza quanto as comunidades locais”.

Engajamento

De acordo com o secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna, Gustavo Vicentino, da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), a proposta do CO2 Legal é atuação em rede, para implantar um sistema de valor compartilhado e uma ampla governança, possibilitando o engajamento dos que se comunicam com o turismo nos destinos. “O objetivo é promover cidadania climática e protagonismo na conservação da natureza no contexto do desenvolvimento sustentável, das localidades, no curto, médio e longo prazos”, disse.

O ato foi o terceiro do país e ocorreu no hotel Rancho do Peixe, com a presença do co-fundador e coordenador de projetos do Movimento Mecenas da Vida, Salvador Ribeiro. “Ele [o título] traz como proposta mais sustentabilidade, mais cuidado socioambiental dentro dos destinos, mais participação de todos os atores locais e uma visão única para fazer com que esse destino turístico possa se desenvolver de forma mais sustentável, regenerativa e inclusiva”, disse o ambientalista à época.