Fortaleza entre quatro destinos mais recomendados para compras

beiramar
O levantamento da Booking.com indica a Capital cearense como local para fazer boas compras, em ranking de acordo com os viajantes brasileiros, considerando a Black Friday

A Black Friday, que acontece na última sexta-feira de novembro todos os anos, é um dos momentos mais aguardados por consumidores, ansiosos para fazerem compras com grandes descontos, e marcas, que costumam registrar grandes volumes de vendas no período. 

Em 2023, a data, que será celebrada no dia 24 de novembro, não apenas é uma ótima oportunidade para fazer compras, como também para reservar as próximas viagens com bons descontos. A Booking, por exemplo, está oferecendo descontos de Black Friday* a partir de 30% em acomodações participantes até 29 de novembro de 2023, para estadias até 31 de dezembro de 2024.

Pensando nisso, a empresa fez um levantamento de dados** para descobrir alguns dos destinos mais recomendados por viajantes brasileiros para fazer compras no Brasil.

Fortaleza, Ceará

De acordo com a Booking, Fortaleza é um ótimo local para se aventurar nas compras, de acordo com os brasileiros. Uma boa dica para quem viaja para o destino é conhecer a famosa Feirinha da Avenida Beira Mar, que é uma atração turística por si só.

 A feira, que existe desde a década de 1980, acontece no fim da tarde e durante a noite e conta com centenas de expositores que vendem de tudo. Ali, em frente à Praia do Meireles, é possível conferir marcas locais e artesanatos, com produtos que vão desde roupas e acessórios a artigos de decoração, comidas e bebidas, doces típicos, souvenires, obras de arte e muito mais. 

Há várias outras feiras de rua e mercados em Fortaleza, e outro lugar conhecido é a Travessa Crato, com uma mistura de lojas, bares e restaurantes, que vendem produtos tradicionais do Nordeste e deliciosos pratos típicos. Para a hospedagem, uma boa opção é o Pauli Boutique Hotel, próximo de várias atrações da cidade.

São Paulo, São Paulo

A maior cidade do país não poderia ficar de fora dessa lista, afinal, São Paulo possui uma enorme diversidade e quantidade de centros comerciais, ruas repletas de lojas e shopping centers. 

A famosa rua 25 de março, no centro da cidade, é um dos locais mais populares da capital para compras, que costuma ficar bem cheia durante o ano todo, especialmente em épocas festivas, como Carnaval e Natal, ou início do ano letivo. Ali, é possível comprar de tudo, desde bijuterias e artigos de decoração e festas até fantasias, roupas e material escolar. 

Outra rua conhecida para compras é a Oscar Freire, na região dos Jardins e próxima à Av. Paulista, com suas muitas grifes de luxo, lojas conceito e vitrines decoradas. Vale a pena o passeio mesmo para quem não pretende fazer compras, mas quer bater perna e conhecer os charmosos cafés, restaurantes ou sorveterias da região. E quem visita São Paulo pode aproveitar para fazer um passeio guiado e privativo para Embu Das Artes, que passa pela tradicional feira de arte e artesanato da cidade. Para a estadia, vale se hospedar no Xtay São Paulo Oscar Freire, que oferece apartamentos de até dois quartos.

Foz do Iguaçu, Paraná

Destino de belezas naturais, Foz do Iguaçu também foi apontada pelos brasileiros como um ótimo local para compras. Afinal, a cidade faz fronteira tanto com o Paraguai (na Ciudad del Este), quanto com a Argentina (em Puerto Iguazú). Ou seja, é bem fácil ir até os dois países vizinhos, visitar suas lojas e aproveitar para comprar produtos com preços convidativos. 

Nos locais, e mesmo na própria cidade de Foz do Iguaçu, é possível encontrar shopping centers, centros comerciais, lojas de todos os tipos e free shops (centros comerciais com isenção de impostos), e aproveitar para fazer comprinhas depois de visitar as belas Cataratas do Iguaçu ou de um passeio pela Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Também vale a pena levar uma lembrança da viagem nas lojinhas de souvenires dos passeios. Para quem visita a cidade, uma ótima opção de hospedagem é o hotel DoubleTree by Hilton - Foz do Iguaçu, que faz parte do programa Viagens Sustentáveis da Booking.com por ter adotado práticas de sustentabilidade, como a utilização de ingredientes locais.

Goiânia, Goiás

Com muitas áreas arborizadas e famosa pela vida noturna - repleta de bares, baladas e restaurantes -, Goiânia é um dos destinos mais recomendados para compras pelos viajantes brasileiros na Booking.com. Com uma indústria de moda bem desenvolvida e que atrai pessoas de todo o país, a cidade é um ótimo local para comprar roupas, por exemplo nas várias feiras e eventos de roupas focados em diferentes públicos e nos muitos shopping centers espalhados pela capital. 

Além das roupas, é possível adquirir artesanatos locais, comidas, pinturas, bijuterias, antiguidades, entre outros itens. Uma região muito popular para compras é a da Rua 44, que abriga milhares de lojas, onde são vendidos roupas, calçados e acessórios. Para a estadia, uma boa opção é o SJ Premium Hotels By Atlantica, localizado no centro da cidade, que oferece piscina ao ar livre na cobertura.

*Economia mínima de 30% disponível em novas reservas de acomodação em propriedades participantes, indicadas pelo ícone ‘Oferta de Black Friday’ nos resultados de pesquisa e nas páginas de seleção de quartos. A economia varia de acordo com o país de destino. A seguir, detalhamos a distribuição completa dos descontos: economia de pelo menos 40% em propriedades na Ásia e Oceania; e pelo menos 30% em outras regiões. 

As reservas devem ser feitas antes das 10h (fuso CET) do dia 29/11/23, para estadias com check-in a partir de 16/11/23 e check-out em ou antes de 31/12/24. O desconto aplica-se apenas ao custo de um quarto (excluindo quaisquer extras, taxas adicionais ou impostos). Se você fizer qualquer alteração na sua reserva, poderá perder seu desconto e ter que arcar com o valor total. O desconto não pode ser utilizado em conjunto com outras promoções. As tarifas de quarto com o ícone ‘Tarifa de empresa parceira’ não estão inclusas nesta promoção. Esta promoção é oferecida pela acomodação participante e está sujeita a disponibilidade.

**Dados de recomendação da Booking.com de acordo com os destinos mais relevantes e recomendados por viajantes brasileiros para compras.