Faturamento do varejo no Dia dos Namorados estimado em R$ 240 mi; só 37,5% vão presentear

comercio
A data comemorativa é uma das mais importantes para o comércio. Em relação a igual período de 2023, o faturamento potencial é 14,4% maior Foto: Freepik

Levantamento aponta um potencial de faturamento de R$ 240 milhões no comércio varejista com a compra de presentes para o Dia dos Namorados. O valor representa um crescimento de 14,4% em relação às vendas do ano passado.

Intenção de compra

De acordo com a pesquisa do  Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC) da Fecomércio-CE, 37,5% dos consumidores fortalezenses têm intenção de comprar presentes, sendo os produtos mais mencionados:

Os produtos mais desejados são: Artigos de vestuário e acessórios (33,1%), Cosméticos e itens de perfumaria (20,2%), Chocolates, doces e bombons (14,4%), Calçados, cintos e bolsas (12,5%), Flores (6,7%) e Relógios (6,5%).

Ticket médio

O valor médio de gasto com presente é de R$ 295, com a maioria (55,5%) preferindo pagar à vista, utilizando dinheiro, pix ou cartão de débito. O cartão de crédito será utilizado por 42,2% dos consumidores, seguido pelo crediário (2,0%).

O histórico da pesquisa mostra um potencial de consumo na Páscoa de R$ 240 milhões e, no Dia dos Pais, de R$ 245 milhões, ambos em 2023. As três primeiras datas do ranking são Natal, Dia das Mães e Black Friday. A particularidade do Dia dos Namorados, de acordo com o IPDC, é a elevada proporção de entrevistados que planejam comemorar, amplificando o impacto econômico da data no setor de serviços.

Shoppings em destaque

Os locais preferidos para compra incluem shopping centers (54,0%), lojas de rua e galerias comerciais (20,4%) e centros comerciais (16,4%). Esta diversidade sugere a importância de estratégias de marketing específicas para diferentes tipos de estabelecimentos e localizações.

Quanto às datas de compra, a maior parte (47,3%) não tem um dia específico em mente, mas os sábados (28,3%) são os preferidos, seguidos por sexta-feira (10,1%) e domingo (9,2%). Essa informação pode orientar estratégias de promoção e eventos de vendas aos finais de semana, quando o comércio deve experimentar maior movimentação.

Restaurantes e serviços

Além dos presentes, a intenção de comemorar o Dia dos Namorados é alta, com 40,1% dos entrevistados planejando celebrar a data em restaurantes, que são os locais preferidos para essa comemoração. Aproximadamente 170 mil casais procurarão uma mesa para almoçar e, principalmente, para jantar, o que sugere uma intensa atividade nesses estabelecimentos.

Em síntese, de acordo com a pesquisa, o Dia dos Namorados em Fortaleza promete ser uma data significativa para o comércio local, com um impacto econômico expressivo. A elevada intenção de compra e celebração entre os fortalezenses destaca a importância desta data, não apenas para o comércio, mas também para o segmento de serviços, especialmente restaurantes.