Gigantes da tecnologia: NVIDIA supera Apple e passa a valer cerca de R$ 18 trilhões

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O ranking Kantar BrandZ mostra que as 100 marcas mais valiosas do mundo se recuperam com crescimento de 20%. As marcas do setor de tecnologia continuam a se superar em valor Foto: Divulgação

A Nvidia, multinacional de tecnologia dos Estados Unidos (EUA), fechou a terça-feira (18/6) valendo US$ 3,335 trilhões (cerca de R$ 18 trilhões). Com esse valor, a fabricante tornou-se a empresa listada na bolsa de valores mais valiosa do mundo, ultrapassando gigantes como Microsft e Apple.

Gigantes

A Apple havia se tornado recentemente a primeira marca de US$ 1 trilhão do mundo, de acordo com o recém-lançado relatório Kantar BrandZ Most Valuable Global Brands 2024 (Kantar BrandZ das Marcas Globais Mais Valiosas).

Mantendo sua posição no primeiro lugar pelo terceiro consecutivo ano, a Apple é acompanhada no topo do ranking por Google, Microsoft e Amazon, refletindo o lugar duradouro da tecnologia na vida cotidiana. 

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Resiliência

“Com essa avaliação, a Apple provou ser resiliente diante das condições desafiadoras de mercado, justificando preços premium e provando que marcas significativas, diferentes e salientes estão em melhor posição para enfrentar a perturbação econômica global”, afirma Martin Guerrieria, diretor da Kantar BrandZ. “O nosso relatório global de 2024 revela que marcas fortes continuam a prosperar apesar da incerteza.”

A classificação Kantar BrandZ deste ano sublinha a resiliência das principais marcas, chegando ao valor de marca de US$ 8,3 trilhões, um crescimento de 20%, perto do pico de US$ 8,7 trilhões em 2022. Desde o seu lançamento em 2006, o valor de marca do Top 100 cresceu 474%. O valor mínimo para ingressar no Top 100 aumentou 354%, de US$ 4 bilhões para US$ 19 bilhões.

Bebidas alcoólicas

Apesar de não aparecerem no ranking geral, duas marcas brasileiras apareceram no Top 20 de bebidas alcoólicas: Brahma (US$ 6,5 bilhões - 11º lugar) e Skol (US$ 6,07 bilhões - 14º). As cervejas foram responsáveis pelo crescimento de 5% da categoria. 

Uma das razões para isso é o fato dessa bebida ter opções mais baratas e que se encaixam no orçamento mais apertado do consumidor. “Na categoria de cerveja no Brasil, as inovações ajudaram os consumidores a considerar a cerveja como uma opção para novos momentos de consumo”, afirma Milton Souza, CEO da Kantar Insights Brasil.

Os dados Kantar BrandZ Brasil 2024 mostram que as bebidas alcóolicas representam 22% do valor total do ranking brasileiro e cresceram 3% nesta edição. “São marcas que criaram conexões mais profundas e amplas com os consumidores ao longo do tempo e conseguiram mantê-las”, diz Souza.

As marcas mais valiosas e IA

O McDonald's também mantém a sua posição entre as cinco primeiras, com o sucesso reforçado pela inovação contínua, incluindo a utilização de inteligência artificial (IA) para cenários como menus dinâmicos e previsão de pedidos, demonstrando como as marcas não tecnológicas podem desbloquear o poder dessa tecnologia. Também ilustrando o poder nascente da IA ??na vida cotidiana, a NVIDIA salta 18 posições, indo para a 6ª colocação no ranking de 2024, com um aumento no valor da marca de 178%. Já o Facebook volta ao Top 10 após uma ausência de um ano, enquanto a Oracle entra no Top 10 pela primeira vez.

Juntamente com a NVIDIA, os titãs da IA, Adobe e AMD, também obtiveram ganhos, garantindo um lugar entre as 20 marcas que mais cresceram, com aumentos de valor de 66% e 53%, respectivamente. Juntas, com o ressurgimento do crescimento do Instagram, Facebook e Uber, estas empresas destacam como as inovações tecnológicas podem impulsionar o envolvimento do consumidor e acelerar o crescimento.

“Este ano, as marcas que investem em IA obtiveram ganhos notáveis ??ao colherem os benefícios de uma melhor experiência do cliente. Mas o marketing eficaz assume muitas formas, seja através de excelente conteúdo, seja por meio de inovações, estratégia de mídia eficaz, preços inteligentes e muito mais”, afirma Souza. “O investimento em marketing eficaz ajuda a melhorar a predisposição do consumidor e a impulsionar o crescimento do valor da marca, contribuindo com um valor monetário significativo para apoiar o sucesso sustentado do negócio.”