Ceará: 194,8 mil famílias em 67 cidades podem receber parabólica digital

antenas
O kit é gratuito, mas as famílias precisam atender a alguns requisitos para ter direito ao benefício, com o agendamento e a instalação do equipamento

Famílias de 67 cidades do Ceará, entre elas, Iguatu, Itapipoca, Quixadá, Quixeramobim e Russas, já podem se cadastrar para receber a nova parabólica digital. A Siga Antenado iniciou o agendamento para a instalação dos kits gratuitos nos municípios a fim de beneficiar cerca de 194,8 mil famílias. 

Para fazer o agendamento, é preciso atender a alguns requisitos: fazer parte de algum programa social do Governo Federal (CadÚnico) e ter na residência uma parabólica tradicional instalada e funcionando.

Substituição necessária

A substituição é necessária porque, em breve, as parabólicas convencionais deixarão de funcionar. Isso significa que quem não fizer a substituição pela nova parabólica digital não conseguirá mais assistir à TV. 

Outro problema que o modelo tradicional enfrentará é o risco de interferência no sinal da TV com a ativação da tecnologia 5G na cidade ou região. Como o sinal do 5G é transmitido na mesma frequência da parabólica tradicional, poderão ocorrer chuviscos, chiados, a imagem pode travar e até ser interrompida.

Como agendar

Todo o processo, que vai do agendamento até a instalação do kit na residência, é gratuito. Para saber se tem direito à nova parabólica digital, a população deve entrar em contato com os canais de comunicação da Siga Antenado, que são o número 0800 729 2404 ou o site sigaantenado.com.br. Será necessário informar no momento do atendimento o número do CPF ou NIS (Número de Identificação Social).

A Siga Antenado é uma entidade não-governamental, sem fins lucrativos, criada por determinação da Anatel e responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais para o sinal das parabólicas digitais.

As famílias que utilizam outros sistemas de transmissão para assistir televisão, como antena espinha de peixe (instalada no telhado da casa), antena digital interna ou TV por assinatura, mesmo que beneficiárias de programas sociais, não precisam fazer a troca.

Vantagens do equipamento

A nova parabólica digital traz muitas vantagens: oferece melhor qualidade de imagem e de som e traz mais de 80 canais, todos gratuitos, com programação regional.

“É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito”, alerta o CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra. “Além da imagem de melhor qualidade e som perfeito, a substituição é a garantia de evitar o risco de ficar sem TV quando o sinal da parabólica tradicional for desligado”.

Cidades com agendamento aberto no Ceará na nova fase:

Abaiara

Acaraú

Altaneira

Amontada

Apuiarés

Aracoiaba

Aratuba

Assaré

Aurora

Barreira

Barro

Baturité

Bela Cruz

Brejo Santo

Capistrano

Caridade

Cariús

Choró

Crateús

Cruz

Farias Brito

Frecheirinha

General Sampaio

Graça

Granja

Granjeiro

Guaramiranga

Hidrolândia

Ibaretama

Iguatu

Itaiçaba

Itapajé

Itapipoca

Itapiúna

Itarema

Jaguaruana

Jardim

Jati

Limoeiro do Norte

Mauriti

Milagres

Moraújo

Mucambo

Mulungu

Nova Olinda

Ocara

Pacoti

Pacujá

Palmácia

Paramoti

Penaforte

Pentecoste

Pires Ferreira

Porteiras

Quixadá

Quixeramobim

Quixeré

Redenção

Reriutaba

Russas

Santana do Cariri

Tabuleiro do Norte

Tejuçuoca

Tianguá

Uruoca

Varjota

Viçosa do Ceará