Avon investe em Centro de Inovação Global no Brasil

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"Objetivo de democratizar a beleza por meio da inovação se tornará ainda mais preciso e relevante, uma vez que estaremos perto das consumidoras e representantes”, diz Daniel Silveira, presidente da Avon no Brasil

A partir do segundo semestre de 2023, as operações globais de pesquisa e inovação de produtos da Avon, em categorias-chave, serão estabelecidas no Brasil, maior mercado da companhia. As instalações serão integradas ao Centro de Inovação da Natura – um dos maiores e mais avançados parques tecnológicos da América Latina.

O projeto explora sinergias ao criar o Centro de Excelência de Pesquisa Avançada de Pele, assim como o de Fragrâncias, combinando toda a tecnologia de ponta que a Natura possui em Cajamar com o conhecimento desenvolvido ao longo dos 137 anos da Avon. 

Capacidade científica

Além disso, todo o desenvolvimento de Fragrâncias, Corpo e Cuidados Pessoais também passará a ser desenvolvido globalmente nos novos laboratórios. O objetivo é aprimorar ainda mais a capacidade científica da Avon, não somente pela maior colaboração e compartilhamento de conhecimento e tecnologia entre as marcas que constituem o grupo Natura &Co, mas também pela localização ser uma região estratégica para a companhia. O país possui a maior diversidade étnico-racial e geográfica do planeta – características fundamentais para expandir as possibilidades de inovação em cosméticos que serão comercializados em todos os continentes.

Maior operação

“O Brasil é a maior operação da Avon no mundo e um dos mais importantes mercados para a marca. Então, de forma estratégica, estamos principalmente investindo na aproximação de P&D regionalmente, e ao mesmo tempo promovendo maior sinergia entre times, reforçando nosso objetivo de democratizar a beleza por meio da inovação que se tornará ainda mais precisa e relevante, uma vez que estaremos perto das consumidoras e representantes”, diz Daniel Silveira, presidente da Avon no Brasil. 

“Além disso, estamos otimizando a infraestrutura de ponta já existente na Natura em Cajamar, aumentando assim a harmonia entre as marcas, potencializando os conhecimentos e as tecnologias dominantes, para que possamos nos tornar cada vez mais fortes e competitivos no mercado”, complementa.

“Nossos produtos são líderes nos setores de maquiagem e cuidados com a pele em um mercado altamente disputado. Com a criação desses novos times no Brasil, estaremos mais próximos de um de nossos setores chave e poderemos proporcionar as nossas representantes de beleza produtos ainda mais relevantes para suas necessidades. A mudança também irá promover a troca de experiências entre os times de especialistas da Avon e da Natura, aperfeiçoando os processos para que sigam dinâmicos e ampliando os potenciais criativos e de inovação, ao mesmo tempo mantendo a identidade distinta de cada uma das marcas”, afirma Louise Scott, Head of Avon R&D e Sustainability.

As novas operações

Todo o desenvolvimento global de fragrâncias e produtos voltados para cuidados pessoais será realizado no novo Centro de Inovação no Brasil, unindo os mais de 100 anos de conhecimento em desenvolvimento de cosméticos da companhia à expertise da Casa de Perfumaria da Natura já operante em Cajamar. A expectativa é ampliar benefícios, performance e qualidade em tecnologias de pele e olfativas, com uma capacidade e potencial de desenvolvimento de mais de 80 fórmulas por ano nessas categorias para todo o mundo e mais de 30 formulações específicas para América Latina.

“Natura e Avon possuem processos de inovação distintos, mas que se complementam. Por isso, para que ambas possam atender aos seus mercados com ainda mais potência, vamos investir na sinergia de conhecimentos e estratégias entre as equipes, otimizando equipamentos e aproveitando o melhor do que cada marca tem a oferecer em termos de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, ao mesmo tempo em que mantemos a autonomia e as particularidades – como públicos-alvo e propostas de valor para consumidores – das companhias e seus times”, explica Daniel.

Skin research

Uma das novidades é a implementação do polo Skin Research, grupo multidisciplinar focado em fortalecer o trabalho de P&D da companhia que, juntamente com as tecnologias em pesquisa de pele já utilizadas no Centro de Inovação da Natura, como a metodologia Human-on-a-chip, que simula em laboratório o funcionamento do organismo humano para avaliação da segurança de ingredientes ou produtos, contribuirá com novos ingredientes, abordagens e mecanismos para tratamento da derme e de sinais de envelhecimento. O objetivo é continuar a desenvolver ciência do mais alto nível, alinhadas às principais tendências dermatológicas, com eficácia comprovada clinicamente. Um dos equipamentos utilizados será o PCR Multiplex, que avalia simultaneamente a atividade de centenas de amostras e são capazes de estimular a pele, trazendo maior agilidade no desenvolvimento de produtos, tecnologias e ativos inovadores.

Oportunidades de trabalho

A companhia abrirá mais de 40 vagas para compor o time global de P&D em áreas como Desenvolvimento e Inovação em Embalagens, Value Engineering, Desenvolvimento de Processos, Desenvolvimento e Inovação de fórmulas de fragrância, produtos para Rosto, Corpo e Banho, entre outras.

Do total de oportunidades oferecidas pela companhia, 30% deverão ser destinadas a pessoas negras e pardas, LGBTQIAP+ e PcD. Atualmente, 68% das equipes de pesquisa e desenvolvimento da empresa no Brasil são formadas por mulheres. Na América Latina, elas ocupam 64% dos postos de trabalho.