Alta gastronomia: Mangostim reabre ao público

lagosta
Lagosta trufada. Proposta do restaurante do Gran Marquise é ser uma referência nacional em gastronomia

Após quase 3 meses de obras intensas, o Hotel Gran Marquise abrirá as portas do repaginado restaurante Mangostin esta sexta-feira (24). O espaço gastronômico que já pautou a cidade de Fortaleza com a inovação japonesa do Mariko, o inesquecível Sumirê e a ousadia das quatro cozinhas asiáticas do mesmo Mangostin em 2008, chega agora revigorado e com a potência das mãos e mentes talentosas de Marcelo Fugita, Racine Mourão, Marcelo Serrano e Raimundo Castro.

Investimento

O restaurante Mangostin finaliza a renovação arquitetônica e estrutural que o prédio do Hotel Gran Marquise passou nos últimos anos. Foram R$ 1,8 milhão investidos na atualização do espaço gastronômico, inclusive com a construção de uma cozinha completamente renovada.

Responsável por quase toda a remodelação do 5 estrelas do Grupo Marquise, o arquiteto Racine Mourão, vibra ao falar do projeto asiático.

“O novo Mangostin, com suas pedras brutas, sua madeira fluída, suas pinturas naturais e seus tons ocres e terracota, tem uma capacidade sensorial de nos conduzir entre um Oriente aconchegante e atraente, ao passo que também mergulha em nossa ancestralidade local. Uma fusão provocadoramente artística”, projeta.

Capacidade

Racine também comenta sobre o ganho territorial dentro do mesmo espaço histórico, que saltou sua capacidade de 48 para 80 lugares. “Nós abrimos o diálogo entre o Mangostin e o Hotel. Eles se incorporaram fisicamente de forma natural e bela. Além disso, subimos o pé direito do lugar e criamos galhos futuristas que nos transportam ao céu do deleite gastronômico. Uma viagem oriental poética e pretensiosa”, atesta.

O novo espaço do Hotel Gran Marquise se apresenta através da consultoria gastronômica do Chef Marcelo Fugita, dos traços inspiradores de Racine Mourão, da alquimia do mixologista Marcelo Serrano e a experiência do Chef da casa, Raimundo Castro.

História

Concebido no ano de 2008 com um propósito de fundir as cozinhas da China, Coreia, Tailândia e Japão, o Mangostin reabre com uma profunda modificação no menu oferecido por esses 4 países. Sob a consultoria do chef Marcelo Fugita, o espaço gastronômico recebe uma completa atualização do que está em voga em grandes centros urbanos como Nova Iorque, Tóquio e São Paulo. Com 33 anos de experiência na gastronomia asiática, Fugita destaca a mudança do Mangostin de forma taxativa. “É como se você conhecesse esses países e voltasse 15 anos depois. Tudo estará completamente avançado, modernizado e diferente”, observa.

Fugita ressalta as tendências da culinária asiática no mundo. “Os ingredientes europeus como lascas de trufa e foie gras estão fortalecidos nos grandes centros de gastronomia asiática mundo afora. O conceito tem esse mote, aliado ao tradicionalismo e o que os sabores locais podem oferecer. Uma explosão sensorial. Também destaco a engenhosidade e beleza estética das apresentações. Uma sensação literal de comer com os olhos”, idealiza. 

Mixologia

Para firmar a seriedade, investimento e esforço do Gran Marquise em criar o melhor restaurante asiático do Ceará, o hotel também contratou o mixologista e criador do “Moscow Mule”, Marcelo Serrano, para criar e treinar os profissionais do restaurante na nova carta de drinks oferecida. “Os drinks oferecidos pelo novo Mangostin serão marcados pelo equilíbrio entre sabores orientais e a refrescância. Antecipo aqui como sugestão o maravilhoso Moscow Mule com espuma de gengibre, um ingrediente de consagrada utilização pela população asiática”, sugere.  

Referência

O gerente geral do Hotel Gran Marquise se entusiasma ao falar do novo Mangostin. “Confesso que nossa proposta inicial era criar um espaço gastronômico de excelência no Ceará, mas o resultado obtido com a união de tanto talento e inspiração criou um restaurante muito promissor. A beleza do lugar e o nível alcançado pela proposta gastronômica nos deixou emocionados. Não temos dúvida que o novo Mangostin veio para virar um lugar de referência nacional”, assegura Philippe-Godefroit.