337 mil buscam emprego no Ceará; taxa de desemprego cai para 8,6%

desemprego
O rendimento médio dos trabalhadores estimado em R$ 2 mil, aumentou em 8,1% em relação ao segundo trimestre do ano passado

A taxa de desemprego do Ceará no 2° trimestre de 2023 foi de 8,6%, diminuindo 1,0 ponto percentual (p. p.) em relação ao 1º trimestre deste ano (9,6%) e ficou 1,8 p. p. menor frente ao mesmo trimestre de 2022 (10,4%). O número de pessoas em busca de emprego no Ceará, no 2º trimestre deste ano, foi estimado em 337 mil pessoas.

A população estimada em idade de trabalhar é estimada em 7.524 mil pessoas, não apresentou variação estatisticamente significativa em relação ao mesmo trimestre do ano anterior e, também, em relação ao trimestre anterior.

Nível de ocupação

Estimado em 47,6%, não apresentou variação estatisticamente significativa em relação ao mesmo período do ano anterior. Todavia, houve um aumento de 1,0 p.p. em relação ao trimestre anterior.

População ocupada

Estimada em 3.582 mil pessoas, não apresentou variação estatisticamente significativa em relação ao mesmo trimestre do ano anterior e, também, em relação ao trimestre anterior.

O percentual da população ocupada no estado do Ceará trabalhando por conta própria foi de 28,3%. A taxa de informalidade para o estado do Ceará foi de 52,5% da população ocupada, a 5ª maior entre as UFs do país.

Setor privado

Estimados em 966 mil pessoas, não apresentou variação estatisticamente significativa em relação ao mesmo trimestre do ano anterior e, também, em relação ao trimestre anterior. O percentual de empregados com carteira assinada no setor privado foi de 57,4%.

Sem carteira assinada

Estimados em 718 mil pessoas, não apresentou variação estatisticamente significativa em relação ao mesmo trimestre do ano anterior e, também, em relação ao trimestre anterior.

Rendimento

Estimado em R$ 2.000, aumentou em 8,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Entretanto, em relação ao trimestre anterior, não houve variação estatisticamente significativa.