País revive apagão energético; 25 estados e DF afetados

torre
Ruptura de interligação entre Norte e Nordeste causou interrupção. ONS confirmou queda de energia em vários estados

O consumidor brasileiro, sobretudo do Norte, Nordeste e Sudeste, voltou a viver um apagão energético. Para além do impacto na rotina diária, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou que a interrupção de energia que atingiu diversos estados, por volta das 8h30, ocorreu por causa da abertura (separação) de interligação da rede de operação do sistema nacional, entre as regiões Norte e Sudeste.

Segundo a nota, foram interrompidos 16 mil megawatts (MW) de carga, nos estados do Norte e Nordeste. A interrupção também afetou estados do Sudeste.Mas, após quatro horas do ocorrido, ainda havia localidades sem energia no Nordeste. Operadores de telefonia também tiveram o serviço afetado.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o apagão registrado nesta terça-feira foi um evento raro e não tem relação com segurança energética. Entretanto, o episódio está sendo investigado. Acrescentou que a causa relacionou-se a duas sobrecargas, uma delas no Ceará, sem mais detalhes.

Crise e retomada

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de recomposição do sistema e para apurar a ocorrência.

Pelas redes sociais, o ministro informou que está retornando ao Brasil para acompanhar de perto os procedimentos com as equipes vinculadas à sala de situação. Ele estava no Paraguai, onde acompanhava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em pautas comuns aos dois países, inclusive a de produção de energia. “Desde as primeiras notícias da interrupção do abastecimento de energia em alguns estados nesta manhã, determinei o rápido reestabelecimento dos serviços, assim como a devida apuração dos motivos que levaram à queda de energia.”

Nos estados

No Ceará, a retomada foi acontecendo gradualmente, mas muitos bairros demoraram a ter o abastecimento retomado. Com o feriado, o consumidor cearense sofreu menos impacto na rotina, já que a maioria das empresas não estava operando. Mas, o comércio abriu e sentiu o reflexo. Pessoas presas em elevadores relataram a aflição.

No Piauí, um dos estados afetados, a empresa Águas de Teresina suspendeu o serviço de abastecimento de água e informou que os canais de antendimento estão indisponíveis até que o fornecimento de energia elétrica seja restabelecido.

Em Pernambuco, o Corpo de Bombeiros do Recife informou que foi acionado para retirar uma mulher presa no elevador do prédio da Superintendência do Trabalho, por volta das 9h30 da manhã.

Em São Paulo, na capital, a interrupção de energia afetou o funcionamento do metrô. Em nota, a ViaQuatro, concessionária responsável pela linha 4 Amarela, esclareceu que o transtorno permaneceu entre 8h30 e 9h25 e confirmou que a razão para a redução na velocidade dos vagões foi a "oscilação externa na alimentação de energia elétrica".

De acordo com o ONS, até as 10h45, 30% da carga da Região Norte e 75% da Região Nordeste tinham sido recompostas. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste a carga foi recomposta integralmente.

Resposta rápida

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, afirmou que a situação deve ser normalizada em poucas horas e que a ação do Ministério de Minas e Energia para recomposição foi rápida. “Eu fiquei sabendo logo em seguida, às 8h30 da manhã, mas as providências foram tomadas rapidamente”. Ele afirmou que as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste já estão normalizadas. Segundo ele, há uma dificuldade operacional em Imperatriz, no Maranhão, mas ele acredita que o problema será superado em breve.