CasaCor traz projeto “Timeline” que contempla história e inovação

casac
A paixão pelos elementos originais da casa foram elementos inspiradores para as arquitetas Paloma Estrela e Lara Souza

Uma viagem entre passado, presente e futuro, em um ambiente de 23m² com  muita história, tecnologia e inovação, assim é a sala de jantar “Timeline" ou linha do tempo em português, projetada pelas arquitetas Lara Sousa e Paloma Estrela, na CasaCor Ceará 2023. As arquitetas que estão pela segunda vez participando da mostra e foram premiadas em 2022, com o 2º lugar na categoria Design do Ceará, prometem um ambiente impactante para celebrar os 25 anos da mostra.

Neste ano, a mostra cearense que tem como tema “Corpo & Morada” acontece de 12 de setembro a 29 de outubro em um novo endereço, localizado na rua Tibúrcio Cavalcante, 607, no bairro Meireles, Fortaleza. O evento contará com 35 espaços, cada um com projetos organizados por profissionais renomados da arquitetura, design de interiores e paisagismo.

Sala de jantar

A inspiração para a criação do projeto da sala de jantar “Timeline” surgiu, em abril deste ano, dentro de um trem, no trajeto entre Milão, na Itália, e Zurique, na Suíça. Lara Sousa e Paloma Estrela estavam na Semana de Design de Milão e puderam contemplar não só as novidades do  mercado de móveis e iluminação, mas também o diferencial arquitetônico dos prédios europeus, os quais preservam suas belezas originais, mesclando com inovadoras intervenções artísticas.

A arquiteta Lara Sousa relata que a paixão pelos elementos originais da casa onde será realizada a mostra da CasaCor Ceará 2023, possibilitou a construção de um projeto que une história, inovação e tecnologia. O piso feito de ônix, o piano e o armário de madeira maciça e desenhos em arabesco farão com que os visitantes se reportem ao passado, segundo a arquiteta. Simultaneamente, a experiência os remete a automação de luz e som, espelhos modernos e uma parede curva com base de gesso é um material em mdf dourado, flexível e ultrafino, uma nova tecnologia para cobrir espaços curvos.

Automação 

“A gente trouxe o futuro para essa sala de jantar por meio da automação, nosso ambiente terá iluminação e som automatizado com sensor de presença, na parte do projeto que é mais futurista e forma a linha do tempo. O piano, um dos elementos que já fazia parte da casa, recebe intervenção artística, mantendo a estrutura original. O instrumento fica em cima de uma plataforma de pedra, acima do piso com uma iluminação e espelhos que seguem até a Adega, onde haverá um sensor de barreira, no qual ao pisar no chão o visitante acenderá a luz de forma gradativa”, explica Lara Sousa.

Paloma Estrela frisa que a sala de jantar é o coração da casa, ambiente que liga os visitantes aos demais cômodos. “O público passa pelo nosso projeto para acessar a sala de estar, o home, a escada que dá o acesso ao pavimento superior onde ficam os quartos, além do acesso para a cozinha e a varanda”, frisa.

 Formas orgânicas

A arquiteta salienta que foram usadas formas orgânicas no projeto de arquitetura da sala de jantar, uma tendência atual que veio para ficar. “Em um cenário pós pandemia sentimos a necessidade de conexão com a natureza, não só por meio das plantas, mas também das formas orgânicas do mobiliário. Tivemos o cuidado de escolher pedras naturais e uma madeira mais escura que é um elemento muito forte da arquitetura antiga, pensamos em trazer um design que remete a natureza e isso tem a ver com a nossa conexão com o espaço e a forma como as pessoas podem se comunicar com ele”, frisa.

Paloma ressalta que os livros antigos ao redor do piano e uma intervenção floral por meio do  artesanato local, com flores de tecido, torna o ambiente inspirador e muito interessante, um projeto que, segundo ela, apesar de não ser comercial, inspira quem passa por ele. “Nós como arquitetos precisamos olhar de forma mais sensível para o  reaproveitamento, novos usos e zelo por um passado que conta a história como morada.  Por isso, nomeamos o nosso projeto de “Timeline”, ou linha do tempo, contando por meio desse ambiente um pouco da história da transformação da arquitetura ao longo dos últimos anos, unindo automação, conforto e tecnologia”, conclui a arquiteta.

As arquitetas

Lara Sousa e Paloma Estrela são duas arquitetas competentes e talentosas que se conheceram em uma viagem de trabalho e ambas compartilhavam o mesmo sonho: fazer parte da CASACOR Ceará. Na CASACOR 2022, participaram pela primeira vez da mostra cearense e conquistaram o 2º lugar na categoria Design do Ceará, com o belo e autêntico projeto do quarto da primeira infância “Janela de Memórias”.