Beach Park, Unimed e Ipom levam 400 pessoas a limpar praias

praias
O Clean Up Day realizado pelo Beach Park reuniu mais de 300 voluntários em limpeza da praia em Aquiraz. Já a Unimed, Ipom e Pague Menos levaram 100 pessoas na ação realizada na Praia do Futuro Foto: Divulgação

Mais de 300 voluntários se uniram na manhã deste sábado (16/9), em Aquiraz/CE, para participar do Clean Up Day/Dia Mundial da Limpeza, recolhendo mais de 800 kg de resíduos sólidos.

A Unimed Fortaleza, em parceria com o Instituto Povo do Mar (Ipom), realizou uma ação de limpeza de praia como parte das comemorações do Dia C - Dia de Cooperar, que tem por objetivo desenvolver ações de responsabilidade social, colocando em prática os valores e princípios cooperativistas, por meio de ações voluntárias e também como parte da programação do Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias realizado em 197 países no sábado (16).

Beach Park

A iniciativa, promovida pelo Beach Park, teve patrocínio da Solar, Golden Tecnologia, UPTime Solução em Manutenção e L2 Consultoria Ambiental e contou ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Aquiraz/ Secretaria de Meio Ambiente (SEMAD), Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) – Marinha do Brasil, Projeto Amigos do Mar, Movimento Kyte For The Ocean (K4TO), operadora Mar do Ceará e do Programa Bandeira Azul Aquiraz – Fase Piloto.

Ao longo da manhã do sábado, mergulhadores, voluntários da SEMAD, das empresas patrocinadoras, moradores do Porto das Dunas, Associação dos Esportes Radicais de Aquiraz, Associação de Preservação do Meio Ambiente e o Patrimônio Histórico, Educacional e Difusão da Cultura de Aquiraz promoveram uma limpeza pelos 4 km de extensão que vão do Golfville até a área de proteção ambiental do Rio Pacoti, incluindo limpeza subaquática com apoio da Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) – Marinha do Brasil e operadora de mergulho Mar do Ceará.

“Estamos muito felizes em poder participar de ações relevantes como o Clean Up Day/Dia Mundial da Limpeza, que simboliza a necessidade de conscientização da sociedade sobre os impactos ao meio ambiente por conta do resíduo descartado incorretamente”, avalia Raissa Bisol, gerente de Sustentabilidade do Beach Park.

Clean up Day

No Brasil, o Clean Up Day/Dia Mundial da Limpeza é liderado pelo Instituto Limpa Brasil. Realizado no mesmo dia em mais de 191 países, a ação é um movimento cívico mundial que, desde 2018, une milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta em um único dia. Na sua sexta edição anual, o movimento já fez 71 milhões de pessoas saírem e limparem suas cidades, rios e comunidades dos resíduos.

Praia do Futuro

A Unimed Fortaleza, em parceria com o Instituto Povo do Mar (Ipom), levou a iniciativa à Praia do Futuro contou com cerca de 100 voluntários engajados na causa de cuidar do meio ambiente. “A participação da Unimed está sendo surpreendente para todos nós da área de sustentabilidade da Unimed.

Em muito pouco tempo, conseguimos mobilizar mais de noventa e cinco colaboradores, isso é um alento muito grande porque a mobilização gera uma grande ação. Essa parceria com o Ipom é de extrema valia para aquilo que a Unimed deseja que é desenvolver ações cada vez mais sustentáveis para o planeta. A gente tem consciência de que é preciso urgentemente desenvolver atividade de educação ambiental para todas as pessoas que trabalham na orla. Quer sejam garçons, quer sejam os vendedores ambulantes, visitantes, todos precisam entender que devemos socorrer nosso planeta e podemos começar não jogando lixo na praia”, comentou a médica Regina Portela, gestora na Unimed Fortaleza.

A voluntária e técnica de enfermagem do Hospital Unimed, Tatiane Viana, contou sobre a sua motivação para participar da ação. “Para a gente que trabalha cuidando da saúde das pessoas, essa ação tem tudo a ver, porque também se trata de cuidar e de saúde. Foi uma forma também da gente sair um pouco do ambiente hospitalar e ir um para as ruas, para conscientizar as pessoas quanto a importância de manter a nossa cidade limpa, a nossa praia, quanto a importância de jogar o lixo nos locais adequados, até porque a nossa saúde inicia realmente aqui fora, né? A gente mantendo uma cidade limpa vai fazer com que tenhamos menos pessoas doentes e menos pessoas hospitalizadas. Então, o que me motivou foi isso, a conscientização, e está sendo muito prazeroso. É a primeira ação que estou participando, mas espero que tenham outras oportunidades”.

Ipom e Pague Menos

O Ipom realizou ainda parceria com a rede de farmácias Pague Menos e Mulheres no Brasil, que resultou no mutirão na praia do Futuro. O principal propósito dessa colaboração da empresa foi fortalecer e promover a responsabilidade ambiental, concentrando-se na preservação do litoral e da biodiversidade, além de proporcionar atividades para população local.

Durante o evento, a Pague Menos enfatizou a importância de seus programas de descarte adequado de medicamentos e também disponibilizou serviços de aferição de pressão e oximetria à população presente por meio do Clinic Farma, os consultórios farmacêuticos da empresa. Além disso, os funcionários da Companhia estiveram presentes como voluntários, unindo esforços para realizar essa iniciativa.

"Queremos que a Pague Menos seja uma referência no setor, reconhecida por ser uma empresa sustentável, diversa, inclusiva e comprometida em impactar positivamente o seu entorno. Essa é uma das ações que a empresa se orgulha de realizar, estando sempre atenta e impulsionando a conservação de nossa biodiversidade das praias, além de proporcionar serviços de saúde gratuitos para população", reforça Nilton Otávio, diretor de Gente, Cultura, Sustentabilidade e Suprimentos da Pague Menos e Extrafarma.

8º ano consecutivo

Fabrini Andrade, diretora do IPOM, também estava presente no evento e falou da sua expectativa: “É pelo oitavo ano consecutivo que o Instituto Povo do Mar realiza esse dia da limpeza, que é um movimento global, com mais de cento e noventa países envolvidos. Neste ano, a gente está especialmente feliz por ter conseguido agregar tantas marcas, tantos parceiros que, como nós, tem a responsabilidade socioambiental como bandeira. Então, ter o Instituto Unimed, a Unimed Fortaleza, o grupo M Dias Branco e tantos outros grandes parceiros fazendo desse dia um dia de grande impacto ambiental e social nos deixa bem animados. Que a gente possa cada vez mais mobilizar pessoas em prol da preservação, ou melhor, da regeneração do nosso meio ambiente.