Economia: analistas do CE mostram pessimismo

economia
Os resultados da pesquisa refletem as incertezas e os riscos da economia brasileira, com reflexos no Ceará

A pesquisa Índice de Expectativas dos Especialistas em Economia (IEE), com base na opinião de analistas cearenses, revela pessimismo, com cinco variáveis no campo negativo e quatro mostrando otimismo. Os índices de percepção geral (98,8 pontos) e de percepção futura (110,9 pontos) apresentaram redução no otimismo. O índice de percepção presente (86,1 pontos) apresentou aumento no pessimismo. Os resultados da
pesquisa refletem as incertezas da economia brasileira.  

O número de variáveis analisadas com otimismo foi menor que o da pesquisa anterior, declinando de cinco para quatro: evolução do PIB (145,1 pontos), oferta de crédito (123,5 pontos), nível de emprego (120,6 pontos) e cenário internacional (102,9 pontos).

O número de variáveis percebidas com pessimismo aumentou de quatro para cinco: taxa de inflação (93,1 pontos), taxa de câmbio (93,1 pontos), taxa de juros (89,2 pontos), salários reais (83,3 pontos) e gastos públicos (38,2 pontos), que apresentou a menor pontuação.

Parceria

O levantamento é realizado pelo Conselho Regional de Economia (Corecon-Ce) a Fecomércio-Ce, em parceria. O Índice de Expectativas dos
Especialistas em Economia (IEE), tem periodicidade bimestral e colheu, no
período novembro-dezembro, as expectativas de 90 especialistas em economia. 

A mostra reúne profissionais dos mais diversos setores da economia cearense: indústria, agricultura, setor público, mercado financeiro, comércio e serviços. Economistas, empresários, consultores, executivos de finanças, professores universitários, pesquisadores, analistas e dirigentes de entidades diversas contribuíram com suas percepções.

Metodologia

A pesquisa pontua de zero a 200 pontos as variáveis analisadas. Abaixo de 100 pontos configura-se uma situação de pessimismo e acima desse valor, otimismo. Conforme a metodologia, cada uma das variáveis analisadas gera três índices: de percepção presente, futura e de expectativa geral. Considerando a soma das variáveis, o índice de percepção geral passou de 106,6 pontos para 98,8 pontos, uma redução de 7,3% no otimismo em relação à pesquisa anterior.

Sobre o comportamento futuro das variáveis, a pesquisa revela uma redução no otimismo de 3,5%, com a pontuação passando de 114,9 pontos para 110,9 pontos. Ademais, vale salientar que a percepção sobre o desempenho presente apresentou aumento de 12,4% no pessimismo, atingindo 86,1 pontos.