Sustentabilidade: Conexão ODS recebe Nobel da Paz Muhammad Yunus

ods
Nomes de relevância internacional, como o Nobel da Paz Muhammad Yunus, e Raj Sisodia, cofundador do Capitalismo Consciente, estão entre os convidados de três dias de evento sobre os temas ESG Foto: Divulgação

O Pacto Global da ONU no Brasil realiza o evento Conexão ODS, que dá visibilidade a diálogos relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, às questões sociais, ambientais e de governança nas empresas e debaterá como avançar em impacto social. O evento acontece no Beach Park, no período de 19 a 21 de outubro.

Em parceria com a Somos Um, organização sem fins lucrativos que existe para reduzir as desigualdades sociais e criar oportunidades por meio de negócios de impacto, todos os debates e painéis foram pensados para discutir ações e meios para alcançar as metas do desenvolvimento sustentável e promover transformações sociais em todo o Brasil, expandindo o debate para além da região Sudeste.

Engajamento

“Para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que são objetivos de toda a humanidade, e cumprir com a urgência da Agenda 2030, precisamos engajar todas as pessoas. Cada um deve puxar para si a responsabilidade, e as empresas têm papel fundamental nisso. É importante aumentar o nível de ambição e participação do setor privado em diferentes estados e municípios brasileiros”, diz Carlo Pereira, CEO do Pacto Global no Brasil. “Esse evento aproxima ainda mais o Pacto Global das organizações presentes na região Nordeste. Para mudar, precisamos do Brasil todo”, finaliza o CEO.

Os três dias acontecem recheados de painéis que discutirão, entre outros temas, justiça climática, saúde mental, descarbonização, água e oceanos e investimentos de impacto. Todos terão nomes relevantes para o cenário. O destaque do terceiro e último dia de evento, que acontece neste sábado (21) é a participação do Professor Muhammad Yunus, ganhador do prêmio Nobel da Paz em 2006.

Ele será key-note speaker, estará presente e lançará seu novo livro “A World of Three Zeros” (O Mundo de Três Zeros, em português), em que descreve como ferramentas financeiras se relacionam e financiam negócios sociais e que traz reflexões sobre como as empresas podem e devem contribuir com os desafios sociais e ambientais da humanidade. Outro destaque é a participação de Rubens Ometto, presidente do Conselho de Administração da Cosan S.A., liderança empresarial e responsável pela transformação da empresa em uma das maiores corporações empresariais do país e grande referência de liderança empresarial.

Comunidades

Na manhã desta sexta-feira (20), a Somos Um promoveu ainda, um encontro com comunidades que tenham projetos alinhados com os Movimentos do Pacto Global da ONU no Brasil. Os participantes visitaram cinco comunidades para conhecer o trabalho de seus empreendedores sociais. Além disso, a organização promoverá um desafio de inovação, em que oito negócios de impacto do Norte e Nordeste, selecionados por meio de edital, serão mentorados e poderão fazer um pitch para os executivos presentes e uma banca avaliadora. Dois projetos vencedores receberão prêmio no valor de R$ 50 mil cada.

“O Nordeste tem grandes empreendedores e empresários reconhecidos no Brasil todo, mas segue carente de iniciativas para discutir os maiores desafios da humanidade e das empresas para a Agenda 2030. Essa foi a motivação para convidarmos o Pacto Global da ONU para trazermos, juntos, um grande evento nessa temática para a região. Nossa intenção é promover uma experiência única para os participantes, pensando em cada detalhe, desde o local escolhido à curadoria, arte e cultura e às demais experiências oferecidas durante o evento. Esperamos que os participantes possam realizar conexões especiais e saiam inspirados para serem protagonistas na agenda 2030", afirma Ticiana, Presidente da Somos Um.

O Conexão ODS tem o apoio institucional da Yunus Negócios Sociais Brasil, RME - Rede de Mulheres Empreendedoras e ICE – Instituto de Cidadania Empresarial, com a parceria de mídia do Sistema Verdes Mares, patrocínio do Beach Park, GD Solar, GEQ – Grupo Edson Queiroz, SEBRAE Nacional e apoio do Governo do Estado do Ceará, Aço Cearense, Banco do Nordeste, BTG Pactual, Prefeitura de Fortaleza, FIEC/SESI, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE), Prefeitura de Aquiraz e Fecomércio.

Serviço

O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube, por meio do canal do Diário do Nordeste (https://www.youtube.com/@diariodonordeste).