Sine/IDT prevê 5,8 mil oportunidades em serviços autônomos

costura
As atividades mais demandadas no período são faxina, serviços gerais, garçom, lavagem de roupas, passador e costureira Foto: Freepik

Com a aproximação das festas de fim ano e o aquecimento das demandas por serviços, o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT/Sine) prevê a abertura de 5.828 oportunidades de trabalho para profissionais autônomos em todo o Ceará entre os meses de setembro e dezembro deste ano.

Atividades

De acordo com resultados obtidos em anos anteriores, as atividades mais demandadas no período são faxina, serviços gerais, garçom, lavagem de roupas e passador.

Demanda maior

Para o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Raimundo Ângelo, “no último quadrimestre do ano geralmente aumentam as demandas pelos serviços em função do incremento da renda das famílias com o pagamento do 13º salário, por exemplo. O período também é propício para reparos em residências, confraternizações, viagens, o que colabora para o crescimento das solicitações”.

Segundo dados do Sistema Empreende+, de janeiro a agosto de 2023, 11.822 serviços foram realizados pelos profissionais cadastrados no IDT/Sine, no Ceará. Funções como pedreiro, pintor de paredes, bombeiro hidráulico, eletricista, marceneiro, massagista, cuidador de idosos, carpinteiro e bombeiro hidráulico de vazamento oculto, estão entre as atividades oferecidas pela área de autônomos do IDT/Sine.

“As perspectivas de oportunidades para profissionais autônomos nesta reta final de 2023 projetam um crescimento de 44 % em relação ao ano anterior. Isso se deve principalmente à expansão desta modalidade de atendimento em toda a rede de unidades do IDT e ao incremento das solicitações no final do ano. Estamos trabalhando para garantir que as demandas cheguem aos trabalhadores e assim possam gerar renda e garantir bons serviços para a população, beneficiando milhares de famílias cearenses”, salienta o secretário do Trabalho, Vladyson Viana.

Para participar das oportunidades, os interessados devem procurar as unidades do IDT/Sine e fazer o seu cadastro. O processo seletivo inclui entrevista e palestra explicativa sobre os serviços com foco em temas como conceito de trabalho autônomo, qualidade nos serviços, e postura profissional. De acordo com o órgão, durante toda a execução da atividade, os profissionais são acompanhados por técnicos especializados na área, com o suporte do Núcleo de Psicologia do Instituto. As inscrições também podem ser feitas através do site www.idt.org.br

Como solicitar um serviço
Os interessados em contratar os serviços de profissionais autônomos podem acessar o portal www.idt.org.br e preencher o formulário “solicite um profissional autônomo”. A solicitação também pode ser feita por telefone, através da Central de Atendimento ao Cliente pelo número 0800 591.0363, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.