Instituto Verdeluz alerta para período de desova das tartarugas marinhas

tartaruga
A cada mil filhotes de tartaruga, só um a dois chegam à fase adulta, de acordo com o instituto que busca preservar a espécie no litoral de Fortaleza Foto: Divulgação

A temporada de desova de tartarugas marinhas no litoral de Fortaleza já se iniciou. Segundo o Instituto Verdeluz, o período de alerta começou em dezembro e vai até junho, em Fortaleza o perímetro de atenção abrange toda a extensão da Praia do Futuro até Sabiaguaba. 
 
O Instituto Verdeluz é responsável pelo monitoramento de tartarugas marinhas em Fortaleza desde 2015. Ao longo desses anos, a organização monitorou mais de 400 ninhos e teve mais de 11 mil filhotes devolvidos ao mar. 

500 ninhos

A previsão para 2024 é que os ninhos cheguem a 500. Alice Frota Feitosa, Bióloga e Coordenadora Geral do Programa Gtar-Verdeluz (Tartarugas do Futuro), do Instituto Verdeluz, destaca os desafios enfrentados durante o período de desova. 

"Perdemos muitos ninhos por destruição humana; seja por um carro que passa em cima do ninho e destrói ou soterra, ou pessoas desatentas ou até mesmo cachorros, então a recomendação é; ao identificar um possível ninho, ligar para nós ou outro órgão competente para que esse resgate seja feito de forma correta e apropriada para as tartarugas.", alerta Segundo o Verdeluz, a cada mil filhotes de tartaruga, só um a dois chegam à fase adulta.  Após as desovas, os filhotes de tartarugas enfrentam o desafio de cruzar a faixa de areia para chegar ao mar, onde há muito movimento de transeuntes e de veículos, e é neste intervalo que as fatalidades acontecem. 

A principal espécie ameaçada nesse contexto é a tartaruga de pente (Eretmochelys imbricata). E, para proteger esses animais e seus ninhos, o Instituto Verdeluz conta com a colaboração ativa da comunidade. E reforça que os residentes e visitantes precisam ser instruídos a entrar em contato com o os outros órgãos competentes ao identificar ninhos em perigo ou para relatar qualquer atividade suspeita durante o período de desovas, visto que cada ninho pode conter de 100 a 150 ovos de tartarugas. 

Preservação

O período de desovas é uma oportunidade única para a comunidade se unir em prol da preservação dessas espécies. Ao adotar práticas conscientes e colaborar com organizações dedicadas, é possível assegurar que as futuras gerações tenham o privilégio de testemunhar o espetáculo da vida marinha em nossas praias.

Serviço

Instituto Verdeluz:
(85) 996901269
@institutoverdeluz