Investimento: Polo Industrial de Maranguape tem start

maranguape
O projeto multisetorial abrigará empresas do setor químico, de vestuário e metalmecânico no município da Região Metropolitana de Fortaleza

Maranguape está prestes a ganhar o mais novo Polo Industrial do Ceará. Batizado de Maranguape Industrial Park, o projeto multisetorial será executado no município da Região Metropolitana de Fortaleza, encabeçado pelo projeto de Polos Industriais do Centro Industrial do Ceará (CIC) e abraçado pelo Sindicato das Indústrias Químicas do Estado do Ceará (Sindquímica), pelo Sindicato das Indústrias de Confecções e Roupas de Homem e Vestuário do Estado do Ceará (SindRoupas), pelo Sindicato das Indústrias de Confecção de Roupas no estado do Ceará (SindConfecções) e pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (SIMEC), com o apoio do Sistema FIEC, do Sebrae e da Prefeitura de Maranguape, que está cedendo o terreno para a concretização do projeto.

Lançamento

O lançamento do empreendimento ocorrerá no próximo sábado, dia 11 de março, às 8h30, no local em que o Polo será erguido, em Maranguape, com a presença de autoridades, dentre elas, o governador do Ceará, Elmano de Freitas.

Com um investimento de cerca de R$ 200 milhões, geração de pelo menos 2 mil novos empregos, promovendo renda, evolução do IDH de Maranguape e mudanças significativas na qualidade de vida dos munícipes. “É uma grande cadeia em que todos os envolvidos saem ganhando”, resume Paulo Gurgel, que além de presidente do Sindquímica, é também diretor fundador do Grupo Alyne Cosméticos, uma das primeiras empresas a apostar no empreendimento.

Protocolos

Atualmente, já são três protocolos de intenção assinados por grandes empresas atraídas para o projeto: Grupo Alyne Cosméticos, com uma segunda unidade para produção de novas linhas de cosméticos; Vonixx e Afins Cosméticos, além de empresas que já manifestaram a intenção e estão prestes a também assinar seus protocolos - Lavezzi, BIZ, Pinho Pack, Biodis e Duna Papeis -, todas essas pertencentes ao Sindquímica. Além disso, quatro associadas ao SIMEC e empresas do setor de confecção devem assinar os seus protocolos de intenção para instalarem-se no Polo.

O presidente do Sindquímica-CE, Paulo César Gurgel, fala com bastante entusiasmo do empreendimento. “É muito gratificante ver o Polo Industrial de Maranguape transformar-se em uma feliz realidade. Um projeto que nasceu das nossas conversas e idealizações com o prefeito Átila Câmara, que logo foi abraçado por muitos e que hoje já conta com terreno próprio, estrutura e divisões projetadas, empresas com protocolos de intenção assinados, licenciamentos em fase final e data iminente de lançamento. Tudo isso muito nos realiza, sobretudo a mim, que tenho raiz maranguapense, e a todos que tem amor por essa terra e que conhecem a sua grande vocação para a indústria, com vasta experiência no ramo de confecção, e que, sem dúvida, também abrigará muito bem o setor químico e metalmecânico nesse projeto multisetorial”, destaca Gurgel.

“O Polo Industrial de Maranguape é um marco e uma antiga aspiração do nosso município. Ele representa a retomada do crescimento, do emprego, da renda e da prosperidade para os maranguapenses. Por isso, a Prefeitura investiu mais de R$ 4 milhões para aquisição do terreno onde será erguido o complexo, seguindo o nosso histórico de empreendedorismo. Fomos a primeira cidade a abrigar um distrito industrial”, destaca o prefeito de Maranguape, Átila Câmara.

Área

O Polo Industrial de Maranguape conta com uma área de 47 hectares, próxima à CE-065. De acordo com o arquiteto responsável, André Moura, o empreendimento seguirá o modelo do Polo Químico de Guaiúba, encabeçado pelo Sindquímica e gerido pelo Instituto Orbitar, que também cuidará da gestão do Polo de Maranguape. O novo empreendimento trará o mesmo conceito moderno do Polo de Guaiúba, promovendo articulação entre as empresas, divisão de tarefas e compartilhamento de áreas e responsabilidades comuns. Maranguape terá um total de 42 lotes industriais, de diferentes tamanhos.

O Maranguape Industrial Park já está nas fases finais de licenciamentos e de processo licitatório para a obra de infraestrutura. Ao longo de 2023, os envolvidos deverão contar ainda com a parceria do Governo do Estado e da Adece para verem o Polo tornar-se, cada vez mais, sinônimo de desenvolvimento para aquela região e para o estado. A expectativa é que as obras de instalação das primeiras empresas e áreas comuns já iniciem no segundo semestre desse ano.