PIB do Ceará deve fechar ano de 2023 com avanço de 2,84%, projeta Ipece

pib
Dentre os três grandes segmentos, o melhor desempenho no terceiro trimestre de 2023, em relação a igual período de 2022, ficou com o setor de Serviços, com 4,23%. Na direção oposta, a Agropecuária registrou uma queda de -5,12%, enquanto a Indústria caiu -2,37%

O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará fechou com crescimento de 2,24% no terceiro trimestre de 2023 em relação a igual período de 2022, resultado que ficou acima da média do Paísl divulgada pelo IBGE, de 2,0%.

O desempenho do PIB cearense no terceiro trimestre, quando comparado com o segundo trimestre deste ano, foi de 0,06%, enquanto o do Brasil cresceu 0,1%.

Projeção do ano

De acordo com a previsão do Ipece, a quarta estimativa do ano e referente a dezembro, o crescimento da economia deve ficar em 2,10%. Caso esse número seja concretizado, o resultado cearense ficará ligeiramente abaixo do projetado para a economia brasileira, que é de 2,84%, segundo relatório Focus do Banco Central. Já a previsão para a economia cearense em 2024 é de 1,91%, sendo acima do previsto para o PIB da economia brasileira, de 1,50 %.

Setores

Dentre os três grandes segmentos (Agricultura, Serviços e Indústria) do PIB cearense – na análise do valor Adicionado -, melhor desempenho no terceiro trimestre de 2023, em relação a igual período de 2022, ficou com o setor de Serviços, com 4,23%. Na direção oposta, a Agropecuária registrou uma queda de -5,12%, enquanto a Indústria caiu -2,37%. Na comparação do terceiro trimestre de 2023 em relação ao segundo trimestre de 2023, o destaque foi a Agropecuária (2,40%), seguido dos Serviços (0,45%), enquanto a Indústria recuou -3,79%.

Coube ao diretor Geral do Ipece, Alfredo José Pessoa de Oliveira, abrir a reunião de trabalho de divulgação do PIB cearense, que ocorreu no auditório do Instituto. Os números da economia estadual foram repassados pelos analistas de Políticas Públicas do Ipece Nicolino Trompieri Neto, coordenador do PIB; Witalo Paiva; Alexsandre Lira e José Freire Júnior e por Cristina Lima, assessora Técnica, todos da Diretoria de estudos Econômicos (Diec), que tem como titular professor Ricardo Pereira. José Fábio Bezerra Montenegro, diretor de Estudos de Gestão Pública (Digep) também prestigiou o evento.