Industrial pioneiro: livro traz biografia de Carlito Pamplona

carlito
A obra, escrita por Lourdinha Leite Barbosa, destaca o industrial que produzia óleo de oiticica, que deu origem ao bairro da zona oeste de Fortaleza

Intitulado “Carlito Pamplona. Pioneiro na industrialização do óleo de oiticica.” o livro que trata sobre a vida do visionário empresário e industrial cearense será lançado no Ideal Clube, próximo dia 21 de novembro, às 19 horas.  

Para construir a biografia do homenageado, a acadêmica e professora universitária Lourdinha Leite Barbosa utilizou-se da metáfora da árvore, que esgalha, floresce, dá frutos e tomba. 

A autora construiu uma narrativa que  descreve, em 11 capítulos,  o homem, o pai, o amigo, o cientista e o reconhecido  industrial pioneiro, que fez originar um dos bairros da cidade de Fortaleza, demonstrando seu legado histórico.

Visão empresarial  

Carlito Pamplona foi um  homem dinâmico e de visão empresarial abrangente. Nascido em Fortaleza, em 1898, um dos precursores da industrialização de óleos vegetais no Ceará, acreditando no potencial econômico das riquezas esquecidas do Nordeste, como da arvore nativa oiticica, investiu no seu beneficiamento e fundou em 1934 a Brasil Oiticica, uma das maiores do país em exportação e com grande representatividade na contribuição tributária, estadual e nacional.

A princípio, a fábrica localizava-se nas instalações da Fábrica Myrian - Praia de Iracema - e, na década de 40, foi transferida para a Avenida Francisco Sá, quando em seu entorno surgiu uma vila operária e posteriormente bairro, que recebeu a denominação de Carlito Pamplona em 1948. Atualmente, de acordo com a prefeitura de Fortaleza, mais de 30 mil pessoas vivem no Bairro Carlito Pamplona, localizado na zona oeste da Capital cearense.

Serviço

Lançamento do livro “Carlito Pamplona. Pioneiro na industrialização do óleo de oiticica”.

Dia 21 de novembro de 2023, a partir das 19 horas.

Local: Ideal Clube - Avenida Monsenhor Tabosa, 1381.

Valor do Livro R$: 100,00 (vendido no lançamento)