EDF Renewables assina memorando para produzir H2V no CE

h2v
32º acordo mantém o Ceará na liderança de intenções para a produção de hidrogênio verde. Expectativa é para a consolidação dos projetos

Chegando ao 32º memorando de entendimentos para a produção de hidrogênio verde, o Ceará continua a marcha para ampliar a transição energética e desenvolver a economia. Desta vez, a empresa é a EDF Renewables Brasil.

O memorando contempla a mútua cooperação e intercâmbio para promover a cadeia produtiva da indústria de H2V do Estado.

O secretário da Casa Civil, Max Quintino, ressaltou que essas parcerias são significativas e que “o Governo do Ceará está à disposição para viabilizar o avanço desses memorandos para que, de fato, as expectativas em relação ao hidrogênio verde no Estado se tornem possíveis”. Ele reforçou, ainda, que “o desejo é que todos os projetos direcionados ao Ceará se consolidem".

Renováveis

A iniciativa está alinhada a uma estratégia em comum entre o Governo do Ceará e a EDF Renewables, que é a de estimular a geração de energias renováveis. O CEO da EDF Renewables Brasil, André Salgado, destaca que a assinatura do memorando com o Governo do Ceará é mais um importante marco. “Ratifica as nossas ambições e plano de crescimento no Brasil, além de contribuir com as metas de baixa emissão de carbono do Grupo EDF até 2030”. A partir do acordo, a companhia planeja desenvolver estudos e analisar a construção de uma planta de produção de hidrogênio verde possibilitando, inclusive, a aproximação com universidades locais.

O encontro para assinatura do acordo foi liderado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Max Quintino, e contou, ainda, com a presença dos seguintes secretários de estado: do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, da Infraestrutura, Antonio Nei, de Relações Internacionais, Roseane Medeiros; da Fazenda, Fabrízio Gomes; da Educação, Eliana Estrela; da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro; e do Meio Ambiente, Vilma Freire. Também participaram representantes da EDF Renewables Brasil e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, ressaltou que a assinatura do memorando reforça o compromisso do Governo do Ceará de ampliar a produção de hidrogênio verde no estado. “Esse é mais um memorando assinado para atender a geração de oportunidades produtivas verdes e sustentáveis para o nosso parque industrial local, bem como para outros parques industriais, criando oportunidades de emprego, renda e de investimentos privados”, comentou.