Um convite aos sentidos: Mercado AlimentaCE realiza Festival de Gastronomia Cearense

alimenta
Com experiências gastronômicas para ver, ouvir, cheirar, tocar e provar, programação gratuita ocorre de sexta a domingo (23 a 25), no Complexo Cultural Estação das Artes Foto: Divulgação

Para celebrar a riqueza da identidade alimentar do Ceará, o Mercado AlimentaCE realiza no período de 23 a 25 de fevereiro, o Festival de Gastronomia Cearense.

O tema será "Os rumos do Ceará de comer".O evento trazos pratos característicos da gastronomia do Ceará, explorando comidas típicas de diferentes regiões locais.

Programação

Na sexta-feira, 23, das 17 às 19 horas acontece a Premiação Melhores Sabores da Cidade. A Abertura Oficial do evento será às 19h. Depois, é a vez do Cine Pra Tu Ver, com a exibição de documentários e conversa “Registro Audiovisual e Cultura Alimentar”. Haverá show às 19h30 com o Forró Briseira, Vanessa A Cantora, Juruviara, Nonato Lima, Nayra Costa e Vitoriano .

No sábado, a programação começa às 13h, seguida de Roda de Conversa, às 14h, que trata da “Cozinha, quintal e floresta: saberes ancestrais do alimento”, com Bela Gil, Valéria e Verônica Carvalho. Tanbém haverá aula-show com o tema Comidas das Serras, com Leonardo Gíglio e Joaquim Alencar, às 15h15.

A Comida dos Mares também é tema de aula-show com Mariana Araujo e Paola Romanova. Depois, às 17h15, será a vez da aula-show com Bela Gil. Às 18h30 acontece o Baile d, com : Ldo Mercado, com Luana Flores, que apresenta o Nordeste Futurista e fechando, às 20h30 tem o Baile do Mercado: Batekoo.

No domingo, o festival inicia às 9h, com  Visita Mediada à Exposição “Mistura Quilombola”. Depois, segue às 9h30 o Espetáculo infantil La Cucina. A aula-show tem como temática a Comida dos Sertões, com Ieda de Matos e Didda Carneiro.

Depois, às 11h30 tem Roda de choro com Carnaval do Pixinguinha e 14 h acontece o Batuk do Dipas. Fechando, a partir das 16 h, se apresenta Mariana Aydar, com o show Veia Nordestina.

Serviço

Festival Gastronomia Cearense

Dias 23, 24 e 25 de fevereiro

No Complexo Cultural Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540 - Centro)