Conservação: Beach Park adota 20 hectares na Reserva Natural Serra das Almas

serra
O Selo “Protetor Serra das Almas”, categoria Onça Parda, foi obtido pelo destino turístico para apoiar na conservação e proteção da área por meio da Associação Caatinga. O próximo projeto do Beach Park será implantado na região Foto: Divulgação

O Beach Park adotou 20 hectares da Reserva Natural Serra das Almas (RNSA) - localizada entre os municípios de Crateús/CE e Buriti dos Montes/PI (a 400 km de Fortaleza) - por meio da Associação Caatinga (AC), entidade não governamental sem fins lucrativos, que atua há 22 anos na conservação das terras, florestas e águas da Caatinga.

Compensação

Com os 20 hectares adquiridos, o complexo turístico conseguirá compensar a emissão de 732,22 toneladas de gases carbono equivalente (tCO2e) em 2022 no parque aquático – contabilizadas em inventário realizado pelo destino turístico no período, mostrando a quantidade de emissões diretas do local, como o uso de geradores, recargas de ar-condicionado e extintores, efluentes e energia elétrica.

A compensação na reserva cearense também fez o Beach Park obter o selo “Protetor Serra das Almas” - categoria Onça Parda, de validade de um ano - contribuindo para ações de proteção e conservação da biodiversidade da serra, já reconhecida pela Unesco como ‘Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga’ por abrigar uma representativa biodiversidade do bioma preservada e pela sua interação e estímulo ao desenvolvimento sustentável de comunidades rurais do seu entorno.

Dessa forma, de acordo com a gerente de Sustentabilidade Raissa Bisol, o Beach Park está apoiando, entre outros benefícios ambientais, a emissão evitada de 5.320 toneladas de carbono (que são emissões que teriam sido liberadas caso a adoção da área não ocorresse) e ajudando na manutenção de 15 milhões de litros de água nos 20 hectares da Reserva da Serra das Almas.

“Isso significa que a adoção da área garante recursos financeiros para a proteção de nascentes de água e o resguardo de espécies ameaçadas de extinção, evitando sua degradação e reduzindo problemas ambientais graves, como os efeitos do aquecimento global e garantindo água limpa para pelo menos 40 comunidades próximas”, diz Raissa.

A adoção dos 20 hectares da Reserva também fortalece o compromisso do Beach Park, empresa participante do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a exemplo do ODS 13 – Ação contra a Mudança Global do Clima.

“A parceria do Beach Park com a Associação Caatinga fortalecerá nosso compromisso com os objetivos de desenvolvimento sustentável, além da conservação da Caatinga e incentivo aos vários programas socioambientais realizados pela AC com as comunidades locais”, avalia Raissa Bisol.

Ações

Em 2022, o Beach Park compensou, pela primeira vez, 141 toneladas de carbono equivalente emitidas pelo parque aquático no ano anterior, ao adquirir créditos de carbono (que equivalem a um certificado que garante que toneladas de carbono foram impedidas de ser lançadas na atmosfera) oriundos do Projeto Envira Amazônia - protegendo 39 mil hectares de floresta tropical, próximo à cidade de Feijó/AC.

 

“Na época, nós ainda não tínhamos uma parceria no Ceará com um projeto para compensação de carbono. Neste ano trabalhamos muito e tivemos a satisfação de poder compensar no nosso próprio estado, ao apoiar um projeto da Associação Caatinga, assim valorizando e contribuindo com a biodiversidade de um bioma 100% brasileiro, que é a Caatinga, e que ocupa cerca de 70% da Região Nordeste”, explica Raissa Bisol, gerente de Sustentabilidade do Beach Park.

“O Beach Park possui uma trajetória de compromisso com a preservação da água e a mitigação de impactos ambientais. Há sete anos o parque aquático é certificado na Norma ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental) e desde 2022 possui a Certificação Lixo Zero - em 2023 foi recertificado com 97% de reciclabilidade de seus resíduos sólidos, pelo do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB)”, explica Raissa Bisol, gerente de Sustentabilidade.

Quanto ao uso de água, todo o recurso utilizado em banheiros e cozinha segue para a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), que funciona 24 horas/dia, gerando cerca de 4.300m³/mês de água para irrigação das plantas do complexo.

Caatinga é floresta brasileira

A Caatinga é a única floresta exclusivamente brasileira e uma das florestas semi áridas mais biodiversas do mundo, ocupando cerca de 10,1% do território nacional. Abrange os estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e também a faixa norte de Minas Gerais.

Possui uma surpreendente variedade de espécies: são 3.150 espécies de plantas floríferas; 276, de formigas; 386, de peixes; 98, de anfíbios; 548, de aves; 183, de mamíferos; e ao menos 196 espécies de répteis.

Já a RNSA, com 6.300 hectares de área e três nascentes de água, tem um grande papel no escoamento evitado de água na microbacia do Rio Poti, em Crateús/CE. Um solo coberto por floresta retém mais água do que um solo descoberto e desprotegido - o que significa dizer que, pela conservação de toda extensão da Reserva Natural Serra das Almas, cerca de 4,5 bilhões de litros ficam retidos no solo, nos riachos e poços por mais tempo -  em vez de escoarem, gerando processos erosivos.

Cada metro quadrado da Reserva corresponde a uma parte desse grande montante de água. Pela adoção de 20 hectares da RNSA em 2022, o Beach Park auxiliou a evitar o escoamento de 15 milhões de litros de água. Ao redor da RNSA vivem 40 comunidades rurais que abrigam cerca de quatro mil famílias, que são beneficiadas pelas ações do projeto.