Substituição: mais de 1,6 milhão de famílias receberam parabólicas gratuitas

parab
Famílias de baixa renda em todo o Brasil, incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) foram beneficiadas

Com a implementação do 5G, as parabólicas tradicionais, que operam na faixa de 3,5 GHz (gigahertz) , serão desativadas, levando à necessidade de substituição por parabólicas digitais. Mais de 1,6 milhão de famílias de baixa renda em todo o Brasil, incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), já foram beneficiadas com a substituição de seus equipamentos antigos por kits contendo a nova parabólica digital, em 2023.

O ministro das Comunicações Juscelino Filho reitera a importância de fazer essa substituição. “A troca pela parabólica digital garante mais qualidade de som e imagem e permite que as famílias continuem desfrutando da programação variada com ainda mais qualidade", afirma.

A tecnologia 5G opera na mesma faixa da radiofrequência das parabólicas tradicionais, conhecida como Banda C. Isso significa que quem utiliza parabólicas tradicionais para assistir TV precisará adotar novos equipamentos, incluindo a parabólica digital e um receptor compatível com a Banda Ku. A migração da Banda C para a Banda Ku proporciona uma limpeza na faixa de 3,5 GHz, resultando em uma melhoria significativa na qualidade de som e imagem da TV.

Solicitação

A ação de substituição está disponível para 3.283 municípios, e a solicitação do kit gratuito pode ser feita através do portal Siga Antenado ou pelo telefone 0800 729 2404. O kit inclui parabólica digital, receptor, controle remoto com pilhas e cabos necessários. O agendamento e instalação são realizados por técnicos do Siga Antenado, garantindo uma transição tranquila para a nova tecnologia.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), essa liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades. A instalação antecipada de estações de quinta geração depende do planejamento individual de cada prestadora.

Sobre a Siga Antenado

Siga Antenado é o nome fantasia da EAF (Entidade Administradora da Faixa), criada por determinação da Anatel. É a entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku). A Siga Antenado é formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que foram as vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G, com as licenças da faixa 3,5 GHz.