Dona da Burger King faz acordo para administrar 140 lojas da Starbucks no Brasil

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A comunicação foi feita via fato relevante e a aquisição foi da ordem de R$ 120 milhões. A Starbucks esteve prestes a abrir lojas em Fortaleza, mas os negócios foram frustrados com a recuperação judicial da franqueada SouthRock 

Uma negociação que foi iniciada ainda no começo do ano entre a Zamp, proprietária das redes Burger King e Popeyes, deu frutos. A empresa informou nesta quinta-feira, 6, o acerto para a compra da operação das lojas da Starbucks no Brasil.

A comunicação foi feita via fato relevante e a aquisição foi da ordem de R$ 120 milhões. No dia 12 de abril, a Zamp havia divulgado comunicado ao mercado informando que estava prestes a concluir o acordo para se tornar administradora de 140 lojas da rede de cafeterias no Brasil.

Frustração

A Starbucks esteve prestes a abrir lojas em Fortaleza, mas os negócios foram frustrados com a recuperação judicial da franqueada SouthRock.

Conclusão condicionada

Dependerá de aval do Cade a consumação da compra. Haverá “condições suspensivas, dentre elas a autorização judicial no âmbito da recuperação judicial da SouthRock, até então administradora da Starbucks no Brasil". a SouthRock encontra-se em recuperação judicial.

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A marca Starbucks no Brasil era operada pela SouthRock, que entrou em recuperação judicial em 12 de dezembro do ano passado, com dívidas de R$ 1,8 bilhão Foto: Regina Carvalho

Tratativas

Em fevereiro, a Zamp comunicou sua intenção à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).  “A companhia iniciou tratativas com a Starbucks Corporation envolvendo o direito de explorar a marca e desenvolver as operações da Starbucks no Brasil, não tendo sido apresentada qualquer proposta ou celebrado qualquer acordo ou contrato com a Starbucks Corporation, exceto por um acordo de confidencialidade”, informou. À época a notícia foi confirmada no mesmo dia em que a Zamp anunciou que o bilionário fundo árabe Mubadala se tornou o controlador da empresa, com 58,2% do seu capital social.

Recuperação judicial

A marca Starbucks no Brasil era operada pela SouthRock, que entrou em recuperação judicial em 12 de dezembro do ano passado, com dívidas de R$ 1,8 bilhão. Na recuperação judicial estão outras marcas da empresa: T.G.I. Friday’s e BAR -Brazil Airport Restaurants (que opera a franquia da Starbucks e de outras marcas em aeroportos de São Paulo, Rio, Brasília e Florianópolis). A Subway, também operada pela SouthRock, ficou fora da recuperação judicial.

Crise e fechamentos

Desde o fim do ano passado, cerca de 40 das 187 lojas da cafeteria americana foram fechadas no Brasil, o que incluiu alguns pedidos de despejo. Além disso, a SouthRock tirou o aplicativo da Starbucks Brasil do ar e encerrou o programa de fidelidade da marca.