Praia de Iracema: foi dada a largada em obras do calçadão

calacadao
Local onde atualmente acontecem shows e festas no aterro da praia foi o primeiro a receber tapumes com início das obras Foto: Maquete eletrônica

As obras com investimento de R$ 26,1 milhões para requalificação do calçadão da Praia de Iracema tiveram início nesta segunda-feira (24).

As intervenções devem ser concluídas no segundo semestre de 2024, vão ser integradas ao novo calçadão da Beira-Mar.

Os recursos são oriundos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

O projeto prevê a reforma de 200 mil m² de área, desde a Av. Rui Barbosa até as proximidades da antiga Ponte Metálica, contemplando todo o calçadão da Praia de Iracema e Poço da Draga.

Local atual das obras

As obras estão sendo executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e acontecem em duas frentes de serviço: no calçadão da Av. Historiador Raimundo Girão, entre a Av. Rui Barbosa e a rua Carlos Vasconcelos, e no calçadão próximo a estátua Iracema Guardiã, entre as ruas Idelfonso Albano e Antônio Augusto. As equipes trabalham na demolição do antigo calçadão para instalação do novo piso em concreto e ciclovia, que será construída junto ao passeio, sendo integrada a ciclovia já existente na Av. Beira-Mar.

Para a execução dos serviços foram instalados tapumes em parte do calçadão, possibilitando o acesso de pedestres no outro trecho. A próxima frente de obra, que deve começar após a liberação do trecho isolado, prevê a reforma do restante do calçadão e o isolamento da via, que terá uma das faixas interditada para receber a nova pavimentação em intertravado, seguindo o mesmo projeto da Av. Beira-Mar.

Sobre a obra

O projeto de requalificação e urbanização da Praia de Iracema contempla a reforma de todo o calçadão, com novos passeios, criação de pequenas praças, caramanchões, ciclovia, nova iluminação em LED, banheiros públicos, 50 novas vagas de estacionamento e paisagismo com o plantio de aproximadamente mil árvores em toda a sua extensão, tornando o clima mais ameno e proporcionando mais sombreamento para a região.

A região do Poço da Draga e Praia do Havaizinho também está contemplada no projeto e já teve parte dos serviços iniciados com o recuo do canteiro de obras do Aquário, que foi remanejado para permitir a reforma do calçadão antigo, que estava escondido na área da edificação. A ação possibilitou um ganho de mais de 8 metros no passeio, especificamente nesse ponto, possibilitando novamente o acesso de pedestres de uma ponta a outra da Praia de Iracema.

No local, o projeto prevê ainda a urbanização do espigão existente, com a construção de um mirante contemplativo para apreciar o pôr-do-sol, além de uma plataforma para saltos no mar, atividade que já virou tradição na região.