Ceará e província chinesa Fujian assinam acordo em energias renováveis

fujian
O acordo visa o desenvolvimento de capital humano, sobretudo jovens, na área de energias renováveis

O governador Elmano de Freitas participou, na noite deste domingo (15), da assinatura de um protocolo de intenções entre Ceará e Fujian, província chinesa. O acordo visa o desenvolvimento de capital humano, sobretudo jovens, na área de energias renováveis, através de um programa de capacitação. A iniciativa deverá ser concretizada por meio de parcerias entre o Estado e empresas investidoras chinesas que operam no Ceará.

O termo foi assinado pela secretária das Relações Internacionais, Roseane Medeiros, representando o Estado, e o presidente do Subconselho Provincial de Fujian, Xu Min. O evento também contou ainda com as participações do vice-governador de Fujian, Lin Wenbin; da senadora Augusta Brito; entre outras autoridades.

Desenvolvimento mútuo

Elmano de Freitas destacou a importância da colaboração entre Ceará e Fujian, promovendo um desenvolvimento mútuo cada vez maior. “É uma honra e alegria receber o vice-governador de Fujian e toda sua comitiva. Voltamos ainda mais convencidos da possibilidade de termos muitas ações entre o Brasil e a China, entre o Ceará e Fujian. Queremos fazer ainda mais eventos, mais protocolos, conseguindo cada vez mais oportunidades de colaboração com Fujian”, disse.

Lin Wenbin ressaltou a relevância tecnológica de Fujian para o cenário chinês e também mundial, afirmando que tal experiência pode ser bastante benéfica para o Ceará.“Fujian é o berço tecnológico da China. Acredito que podemos colaborar para o desenvolvimento mútuo em algumas áreas, como 5G e inteligência artificial. Particularmente, também acredito que a cooperação marítima possui um grande potencial, por isso, acho importante incentivar a comunicação entre o Porto do Pecém e o Porto de Fujian”, pontuou.

Investimentos

Um dos pontos reforçados no encontro foi o desenvolvimento do capital humano por meio da cooperação entre Fujian e Ceará. De acordo com Roseane Medeiros, a aproximação do Estado com a China facilita a chegada de mais investidores. “Atualmente, muitas empresas chinesas estão investindo no Ceará. Essa aproximação do estado com Fujian facilita esse processo e fortalece essas parcerias. Esperamos que esse protocolo assinado hoje reforce ainda mais os laços entre Ceará e China”, comentou.