Serviços no Ceará crescem 4,2% em 11 meses de 2023; turismo amarga quedas consecutivas

tur
Em novembro 2023 contra igual mês de 2022 a atividade desabou 18,7%. No acumulado de janeiro a novembro de 2023, o agregado especial de atividades turísticas contraiu 2,1% frente a igual período do ano anterior

Em novembro de 2023, o índice de atividades turísticas no Estado do Ceará apontou retração de 9,4% frente ao mês imediatamente anterior, quarto resultado negativo consecutivo.

Retração

Na comparação novembro de 2023 / novembro de 2022, o índice de volume de atividades turísticas no Estado amargou resultado ainda mais negativo, com queda de 18,7%, devido, principalmente, a diminuição na receita de empresas que atuam nos ramos de serviços de buffet; restaurantes; locação de automóveis; espetáculos teatrais e musicais; agências de viagens; transporte rodoviário coletivo de passageiros; e hotéis.

No acumulado de janeiro a novembro de 2023, o agregado especial de atividades turísticas contraiu 2,1% frente a igual período do ano anterior, influenciado, sobretudo, pelas diminuições de receita obtidas por empresas dos ramos de locação de automóveis; serviços de bufê; hotéis; agências de viagens; transporte aéreo; restaurantes; e rodoviário coletivo de passageiros.

Serviços

Já o volume de serviços no Ceará variou -1,0% em novembro de 2023, o frente a outubro, na série com ajuste sazonal. O resultado negativo é o segundo em sequência.Na série sem ajuste sazonal, no confronto com novembro de 2022, o volume de serviços assinalou taxa de 0,5%, dando continuidade no arrefecimento iniciado em agosto. O acumulado do ano passado foi de 4,2% frente a igual período de 2022. O acumulado dos últimos doze meses manteve dinamismo, ao registrar a mesma taxa (4,4%) de outubro.

Setores

Na comparação com novembro de 2022, o volume do setor de serviços variou 0,5% em novembro de 2023. A variação positiva desse mês foi acompanhada por apenas duas das cinco atividades de divulgação: serviços de informação e comunicação (12,7%) e outros serviços (7,4%).

Entre os setores, serviços prestados às famílias (-11,5%) exerceram o principal impacto negativo, acompanhado dos serviços profissionais, administrativos e complementares (-4,8%) e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-1,9%).

No acumulado de janeiro a novembro de 2023, frente a igual período do ano anterior, o setor de serviços apresentou expansão de 4,2%, com taxas positivas em quatro das cinco atividades de divulgação.

Entre os setores, a contribuição positiva mais importante ficou com o ramo de serviços profissionais, administrativos e complementares (7,3%), impulsionado, em grande parte, pelo aumento das receitas das empresas que atuam nos segmentos de locação de automóveis; serviços de engenharia; cobranças e informações cadastrais; atividades de intermediação de negócios em geral; e agências de viagens.

Em contrapartida, os serviços prestados às famílias (-5,6%) exerceram a única influência negativa no acumulado no ano, pressionados, especialmente, pela menor receita vinda de serviços de buffet; hotéis; restaurantes; e atividades de condicionamento físico.