3,4 mil jovens devem ser atendidos em Fortaleza em 2024 pelo Instituto JCPM

jcpm
Em 2023, o Instituto atendeu mais de 3,5 mil jovens em situação de vulnerabilidade social nas suas duas unidades em Fortaleza e encaminhou 400 jovens para oportunidades de emprego, por meio da parceria, a varejistas da Capital Foto: Divulgação 

O Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM), prevê o atendimento de 3.400 jovens, nas duas unidades dos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy.

Novos projetos

Além disso, planeja desenvolver novos projetos. “Como inovação queremos realizar o Fórum Mundo do Trabalho no mês do Jovem Trabalhador, em abril. Também esperamos realizar o projeto Jovens Líderes, em que pretendemos fazer uma formação de liderança para jovens que fazem parte dos grêmios das escolas parceiras do IJCPM”, afirma o coordenador de gestão e articulação do IJCPM em Fortaleza, Edgard Cruz.

Balanço de 2023

Em 2023, o Instituto atendeu mais de 3.500 jovens de 16 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social nas suas duas unidades em Fortaleza, localizadas nos bairros próximos ao RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy. Destaca-se também que, no mesmo período, 400 jovens foram encaminhados para oportunidades de emprego por meio da parceria da instituição com empresas varejistas da capital cearense.  

Ao todo, foram cerca de 110 oficinas e cursos ofertados para promover qualificação e desenvolvimento das habilidades, preparando para os desafios do mercado de trabalho no varejo, entre elas: oficinas Multidisciplinares, oficina de Empreendedorismo, cursos de Aperfeiçoamentos e Qualificação Profissional, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-CE).  

Novos projetos 

O Instituto JCPM de Fortaleza, além de registrar números positivos, comemora a implementação de novos projetos. Destaque para a “Oficina Futuro Sustentável”, que apresentou para mais de 40 jovens ações e práticas para a construção de uma sociedade mais sustentável.

Ao todo, foram 15 encontros semanais de quatro horas para discutir comportamentos sustentáveis, tecnologias sustentáveis, gestão de resíduos; sustentabilidade a nível Global, além de executarem projetos nas comunidades onde vivem. Já a “Oficina de Produção Cultural” conectou os jovens das comunidades ao desenvolvimento e execução de projetos artísticos e culturais, desde a capacitação de recursos até a apresentação final.