B3: M. Dias Branco entre as 20 que mais valorizam diversidade

mdias
A companhia cearense também é pelo terceiro ano consecutivo a mais lembrada e está no 1º lugar no ranking "Marca que Representa o Ceará", segundo o Datafolha Top of Mind

A M. Dias Branco está entre as 20 empresas que mais valorizam a diversidade, de acordo com Idiversa B3, índice pioneiro na América Latina, criado pela bolsa de valores do Brasil, em agosto.

O objetivo da medição é reconhecer empresas listadas que se destacam na promoção da temática, impulsionar a representatividade e mensurar o desempenho das ações dessas companhias.

A medição é realizada com base no Score de Diversidade, desenvolvido pela própria B3, que calcula quão próximo as companhias estão da diversidade da população brasileira. A primeira carteira do Idiversa B3, já em vigor, inclui 79 ativos de 75 empresas, representando dez setores econômicos.

Diversidade e inclusão

A M. Dias Branco é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do qual reforça o compromisso com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Para materializar o compromisso com a Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) em 2022, foi criado o Comitê PlurAll, formado por colaboradores voluntários e representantes das diversidades existentes no quadro de trabalhadores. O intuito do grupo é discutir temáticas ligadas ao DEI, como ações afirmativas a serem adotadas pela Companhia.

Em questão de gênero, por exemplo, a companhia possui uma meta pública de aumentar para 40% o número de mulheres em posições de liderança até 2030. Em toda a companhia, que conta com mais de 17 mil funcionários, mais de 22% das mulheres ocupam posições de liderança, incluindo gerência, diretoria e vice-presidência.

Atualmente, 40% do Conselho de Administração da M. Dias Branco já é composto por mulheres. Isso fez com que a empresa permaneça, desde julho de 2022, no índice de diversidade de gênero do TEVA Mulheres na Liderançagerido pelo Banco Safra e listado para negociação na B3.

Mais lembrada

Fundada em 13 de maio de 1953, no Ceará, a M. Dias Branco chega aos seus 70 anos consolidando-se como líder nacional de massas e biscoitos. Evidenciando sua posição no País, a companhia foi eleita pelo terceiro ano consecutivo como a “Marca que representa o Ceará”, segundo o Anuário Datafolha Top of Mind 2023.

Desde 1991, a pesquisa anual Top of Mind traz as marcas mais lembradas pelos brasileiros em diversas categorias de produtos e serviços. Na atual edição, ao perguntar para os conterrâneos “Qual a marca que vem à sua cabeça quando se fala em a marca que representa o Ceará?”, 13,5% responderam “M. Dias Branco”. Já no recorte das classes A e B, o percentual aumenta para 14,9%. O estudo feito com os cearenses contemplou nove setores e 25 categorias.

Produtos

Com um portfólio amplo de massas, biscoitos, torradas, farinhas e margarinas, a companhia possui 20 marcas de produtos que mantêm uma relação de confiança com os consumidores de diversas regiões do Brasil. A gerente de marketing da marca Fortaleza, Mariana Chiappetta, acredita que o resultado é fruto de uma jornada. “A M. Dias Branco nasceu no Ceará com a sua primeira marca, Fortaleza, que carrega o nome da capital cearense. Desde então, buscamos estar presentes nos mais diversos momentos do dia, fazendo parte da memória afetiva dos consumidores cearenses”, comenta a executiva.

História

A M. Dias Branco e sua primeira marca, Fortaleza, nasceram para mudar a história da capital do Ceará. Completando 70 anos em 2023, ambas seguem transformando as vidas de milhares de colaboradores e consumidores.

Tudo começou com a Padaria Imperial, fundada pelo imigrante português Manuel Dias Branco, que contou com o apoio de seu filho Ivens, na época com apenas 17 anos, para iniciar a produção de biscoitos. Em pouco tempo foi necessário ampliar a produção, e a nova padaria ganhou o nome de Fortaleza para homenagear a cidade que havia acolhido a família com tanto carinho.

Hoje, a M. Dias Branco conta com mais de 17 mil colaboradores, distribuídos em 16 unidades industriais no Brasil e uma no Uruguai, obtendo um lucro de R$ 217,9 milhões somente no segundo trimestre de 2023.

Expandindo seu portfólio, a companhia adquiriu, no ano passado, a Jasmine, especializada em alimentos integrais, orgânicos, sem glúten, sem lactose e zero açúcar, e Las Acacias, marcando sua entrada no segmento de massas super premium e em outras categorias, como conservas e molhos.

Perfil

A M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). 

Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 17 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.

Liderança

Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, assumiu a liderança também em cookies integrais, granolas e pães sem glúten. 

É referência em produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro de 2022, anunciou sua primeira aquisição internacional, a LasAcacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.

A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas.